I Sintae – Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos

A Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ (PR4) promove a realização do I Seminário de Integração dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRJ – I SINTAE UFRJ a ser realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2013 no CCMN – Ilha do Fundão. O evento será um espaço de compartilhamento de experiências e de reflexão sobre a produção acadêmica e prática profissional desenvolvidas na UFRJ ou fora dela. O I SINTAE UFRJ dará visibilidade à produção técnico-científica das(os) técnico-administrativos em educação com foco nas temáticas Gestão Pública e Universidade; e Ensino, Pesquisa e Extensão e servirá como instrumento de política de Pessoal da UFRJ.

I Seminário de Integração das(os) Técnico-Administrativos em Educação da UFRJ – I SINTAE UFRJ terá como tema central Gestão Pública e Universidade. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como as demais universidades federais do país, vem passando por um forte período de expansão de suas atividades com um crescimento significativo seja ele físico/geográfico e também no número de estudantes, técnico-administrativos em educação e docentes que vivenciam o ambiente universitário.

O Seminário é voltado para que todas(os)as(os) técnicoadministrativos em Educação, das classes A,B,C,D,E, possam expôr sua prática profissional na universidade, ideias inovadoras (mesmo que ainda não tenham sido realizadas) em Gestão Pública e Universidade ou sua produção de Ensino/Pesquisa/Extensão realizada na UFRJ ou fora dela.

Como pano de fundo de uma nova agenda de debates sobre o papel das universidades públicas, há o protagonismo reassumido pelo sistema público federal de educação superior e a alocação de recursos específicos, principalmente na rubrica de investimentos nas IFES.

Por outro lado, está posto para a universidade pública, o desafio de prestar serviços públicos de qualidade atendendo à sociedade brasileira envolvendo-se em atividades que vão da elaboração de programas e projetos ao planejamento e execução de ações concretas nas grandes áreas de educação, cultura, saúde e tecnologia. Entretanto, esse desafio para se concretizar passa pela autonomia, financiamento, a reorganização sistêmica e a renovação das estruturas administrativas e acadêmicas.

Serão emitidos Certificados de participação aos servidores que tiverem, no mínimo, 75% de presença. Os trabalhos selecionados receberão Certificados relativos à sua apresentação.

Os certificados poderão ser utilizados como horas de capacitação.

Dia(s): 27/08/2013 - 30/08/2013
Horário: O dia inteiro

Local: CCMN
Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 - Cidade Universitária / Ilha do Fundão - RJ