I Workshop Internacional “Co-criando Pesquisas em Turismo”

Entre o período de 14-18 de dezembro, aconteceu o I Workshop Internacional “Co-criando Pesquisas em Turismo”. Este workshop teve como objetivo  discutir as diferentes formas de produção colaborativa de conhecimento na pesquisa em turismo, visando inclusive, um planejamento turístico sustentável, com base na literatura de Ren et. al (2017).

O workshop aconteceu durante cinco dias entre 19h00 e 21h00, através da plataforma Google meeting. O público alvo foram os jovens pesquisadores do universo de turismo e ciências ambientais. Portanto, recebemos aproximadamente 24 pedidos de participação, oriundos de mais de 15 diferentes universidades públicas e privadas do Brasil.  Os pedidos de participação circularam de norte a sul do país, entre as instituições estiveram: UFMG, UFM, UNIRIO, UERJ, UFRRJ, UNB, UFF, CEFET, UFS, UFRJ entre outras.

O Workshop foi ministrado pelo Professor Thiago Gomes de Lima, docente do curso de Engenharia de Produção da UFRJ – Macaé e Doutorando do Programa de Ciências Ambientais e Conservação do Instituto de Sustentabilidade  e Biodiversidade – Nupem UFRJ.

No primeiro dia do Workshop ” Co-criando Pesquisas em Turismo”, a abertura oficial foi realizada pela Professora Ph.D Sisse Gron, membro do Grupo de  Pesquisa Design de Sistemas de Engenharia, da Divisão de Inovação da DTU Management da Universidade Técnica da Dinamarca, no qual contextualizou a importância das pesquisas colaborativas nos diferentes campos de pesquisa e pelo Prof. Ph.D Francisco Esteves, Vice Diretor do Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade – Nupem UFRJ, que proferiu as boas vindas aos participantes e discorreu sobre a importância das pesquisas interdisciplinares e colaborativas.

Ao longo da semana os participantes estiveram imersos no universo das  pesquisas colaborativas, suas metodologias e estudos de caso.

Entre os convidados estiveram a Professora Ph.D Carina Ren,  Professora Associada do Departamento de Cultura e Aprendizagem  da Universidade de Aalborg  e Pesquisadora do Centro de Inovação e Pesquisa em Cultura e Vida no Ártico (CIRCLA  ), da mesma universidade.  A Professora Carina também é uma das autoras e organizadora dos Livros Collaborative Research Methods in the Arctic: Experiences from Greenland., e  Co-Creating Tourism Research: Towards Collaborative Ways of Knowing.

Elsbeth Bembom, Pesquisadora do Departamento de Cultura e Aprendizagem  da Universidade de Aalborg, membra da equipe do Centro de Inovação e Pesquisa em Cultura e Vida no Ártico (CIRCLA ), que compartilhou a sua experiência com as pesquisas no Ártico. Elisbeth também é co-autora do livro Co-criando Pesquisas em Turismo,

Professor Ph.D Rafael Nogueira Costa do Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade – Nupem UFRJ que compartilhou com os participantes as experiências de pesquisas participativas junto a comunidade de Macaé através do cinema.

Neste período os participantes estiveram imersos em um série de processos colaborativos, e se envolveram com uma variedade de plataformas virtuais e de co-criação,  Trata-se de uma iniciativa importante, que contribuiu para fortalecer as pesquisas colaborativas e a cooperação internacional entre a UFRJ Macaé, o Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade Nupem UFRJ e outras instituições de ensino que são referências internacionais.

Dia(s): 21 dez 2020

Local: UFRJ Macaé – Pólo Universitário
Rua Aluízio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé, RJ/Brasil, 27930-560

Período de inscrição: 21/12/2020