II Colóquio Ver e Não Ver

2º Colóquio ver e nao ver

2º Colóquio Ver e Não Ver – Deficiência Visual, Práticas de Pesquisa e Produção de Subjetividade

A proposta de realização do II Colóquio Ver e Não Ver é englobar os campos de deficiência visual, políticas de pesquisa e produção de subjetividade. O Colóquio é uma iniciativa para ampliar a colaboração entre três universidades públicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Instituto Benjamin Constant, envolvendo uma ampla comunidade de profissionais, professores, pesquisadores, alunos e reabilitandos.

O foco deste II Colóquio é difundir e sedimentar a importância da pesquisa científica numa área que, por muito tempo, teve suas práticas profissionais pautadas em conhecimentos empíricos, muitas vezes mesclados com preconceitos, justificando uma perspectiva assistencialista. Na maior parte das vezes, tais práticas de cuidado, educacionais e artísticas estão dissociadas da investigação científica das características cognitivas, subjetivas e sociais que perpassam as múltiplas atualizações da deficiência visual.

O colóquio visa discutir as diferentes metodologias e políticas de pesquisa no campo da psicologia da deficiência visual e seus efeitos na produção da subjetividade e na transformação social da vida das pessoas cegas e com baixa visão.

 

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 03/10/2013 - 04/10/2013
Horário: O dia inteiro

Local: Instituto Benjamin Constant
Av. Pasteur 350/368. Urca
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil CEP 22290-255

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não foi informado
Site: http://www.uff.br/artesedeficienciavisual/?p=565
Instituição responsável: UFRJ
Email do organizador:pospsicologia@psicologia.ufrj.br
Telefone de contato: 3873-5328

Comments are closed.