II SEMANA DE EGIPTOLOGIA DO MUSEU NACIONAL

SEMNA-topo

O Laboratório de Egiptologia e o Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ organizam de 2 a 5 de dezembro de 2014 a segunda edição da Semana de Egiptologia do Museu Nacional. O evento ocorrerá no auditório da Biblioteca do Museu Nacional, Horto Botânico, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro. A primeira edição do evento contou com mais de 500 inscritos e neste ano haverá conferências de importantes egiptólogos franceses:

Christiane Zivie-Coche, Diretora da Seção de Ciências Religiosas, École Pratiques des Hautes Études (Sorbonne/Paris) e Diretora do Centro Wladimir Golenischeff, autora de vários livros e artigos de referência para o conhecimento da religião faraônica.

François Leclère, Pesquisador da École Pratique des Hautes Études (Sorbonne/Paris)Diretor da Missão Francesa de Escavações de Tânis (Egito). Membro do Centro Franco-Egípcio de Estudos dos Templos de Karnak.

Além da conferência da Profª María Violeta Pereyra, Egiptóloga da Universidade de Buenos Aires.Diretora da Missão Arqueológica Argentina em Luxor. Responsável pelas escavações e restauração no complexo funerário de Neferhotep (Luxor/Egito).

O Museu Nacional foi a primeira instituição científica a divulgar a Egiptologia no país, realizando seminários antes mesmo da existência da própria UFRJ. O primeiro dia do evento, 2 de dezembro, coincide com data de aniversário daquele que pode ser considerado o primeiro egiptólogo brasileiro, D. Pedro II. O objetivo da SEMNA é fomentar o diálogo e o intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros em Egiptologia. Além disso, o evento busca divulgar o conhecimento sobre o Egito Antigo à comunidade não acadêmica, com o intuito de promover as pesquisas realizadas na área.

Para inscrições e informações sobre a programação:

www.seshat.com.br/semna

laboratorioseshat@gmail.com

Dia(s): 02/12/2014 - 05/12/2014
Horário: O dia inteiro

Local: Museu Nacional da UFRJ
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ CEP 20940-040

Categoria(s): Não Categorias

Site: www.seshat.com.br/semna
Instituição responsável: Museu Nacional
Email do organizador:laboratorioseshat@gmail.com