III COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO- Édipo, Novas Configurações Subjetivas e Familiares

O Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem realizando várias edições do Colóquio Franco-Brasileiro, em colaboração com diferentes universidades francesas. Desta vez, o colóquio será dedicado ao tema Édipo, novas configurações subjetivas e familiares, tendo contado com a organização e coordenação dos Professores Marta Rezende Cardoso e François Richard.

A realização deste encontro científico, aberto a amplo público, vem solidificar o intercâmbio internacional estabelecido há vários anos entre o referido Programa da UFRJ e a Université Paris Diderot-França – UFR ÉtudesPsychanalytiques.

Pesquisadores franceses e brasileiros foram convidados a contribuir para a análise e discussão de uma problemática de significativa relevância na atualidade: as novas configurações subjetivas, em especial no que concerne à esfera da família. Pretende-se aprofundar, dentre outros aspectos, a reflexão sobre a questão do Complexo de Édipo tendo em vista o papel que desempenha nas patologias que marcam a clínica contemporânea e, particularmente, nas novas formas de organização familiar.

MESA REDONDA I 10:00 – 12:00
O Complexo de Édipo permanece presente na homoparentalidade
François Richard (Univ. Paris Diderot/CRPMS)
O arcaico e o atual nas novas configurações subjetivas: um Édipo