Inauguração do Núcleo de Microscopia Eletrônica da Coppe/UFRJ

A Coppe/UFRJ inaugura, no próximo dia 14 de setembro, o seu Núcleo de Microscopia Eletrônica, o mais avançado laboratório do Brasil destinado à caracterização de materiais de engenharia e bioengenharia. A cerimônia terá início, às 14 horas, na sala do Conselho de Coordenação da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), Cidade Universitária. Em seguida, será realizada visita às instalações do Núcleo.

O novo laboratório reúne equipamentos de última geração, como microscópios eletrônicos de transmissão e de varredura, com resolução atômica, que são capazes de mapear a composição química dos materiais, identificando o átomo e sua posição relativa, e de efetuar a reconstrução tridimensional de fases e precipitados. Os equipamentos possibilitam estudar materiais em escala nanométrica (1milímetro dividido por 1 milhão).

Os ensaios realizados no laboratório contribuirão para avanços em diferentes áreas, como refino de petróleo, nanotecnologia e bioengenharia, entre outras. O Núcleo dará maior autonomia e agilidade a projetos em andamento na Coppe, uma vez que algumas análises de pesquisas realizadas em seus programas tinham de ser testadas no exterior ou, de forma mais limitada, no Brasil.

Saiba mais no Planeta Coppe: http://planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=2023

Dia(s): 14 set 2015

Local: COPPE/UFRJ