Inscrição: Projeto de extensão Mídia, cultura e Leste Asiático

Concursos, Inscrições e Seleções

Sobre a proposta: a proposta desse curso de extensão parte da constatação da relevância que o Nordeste Asiático conquistou no cenário internacional no século XXI devido ao seu dinamismo econômico e militar, bem como à sua projeção cultural. Todavia, apesar da relevância que tal região obteve nos últimos anos, ainda são recentes as pesquisas e as disciplinas nas universidades brasileiras que visam refletir sobre esses espaços, sobretudo a partir de uma lente midiático-cultural.

Fenômenos com o boom da cultura pop japonesa durante os anos 1990 através de produtos midiáticos como animês e mangás, a conseguinte expansão global da Onda Coreana e ainda tímido, porém crescente, investimento chinês na promoção de seus aspectos culturais através dos Instituto Confúcio e parcerias no âmbito midiático, se apresentam como elementos centrais para que possamos investigar as estratégias utilizadas por seus respectivos governos no intuito de capitalizar seu poder cultural.

A popularização de todos esses fenômenos a partir da utilização das NTICS (novas tecnologias da informação e comunicação) em diálogo com a globalização também se apresentam como um importante eixo de análise. Dessa maneira, o presente curso de extensão se dividirá em duas partes inter relacionadas: (1) reflexão teórica sobre o nexo Mídia-Cultura-Relações Internacionais (tradicionais e crítica); e (2) discussão sobre estudos de casos de projeção cultural e midiática de países selecionados do Nordeste Asiático (China, Japão e Coreia do Sul).

Dra. Alana Camoça (UFRJ / UERJ)
Dra. Mayara Araujo (UFF)
Dr. Pablo Fontes (Puc-Rio/UERJ)

Curso Híbrido (UFRJ Praia Vermelha e Online)