Inscrições para a Edição 2020 – Saúde na Medida Certa UFRJ

Edição 2020 do Projeto Saúde na Medida Certa UFRJ (SMC UFRJ)

para servidores ativos (docentes e técnicos-administrativos) do campus Cidade Universitária.

O projeto tem como objetivos a promoção de hábitos alimentares saudáveis e o combate ao sedentarismo, buscando melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a condição de saúde dos trabalhadores da UFRJ.

Critérios para Participação

• Ser servidor público na Cidade Universitária (docente ou técnico-administrativo) – UFRJ.
  • Ter disponibilidade de tempo para participar de todas as atividades propostas durante o Projeto.
  • Apresentar atestado médico que comprove aptidão para prática de exercícios físicos.

Não será aceita a inscrição de participantes das edições anteriores.

As inscrições para o Projeto SMC UFRJ estarão disponíveis no link abaixo no período de 06/03 a 29/03/20.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrições

WhatsApp: (21) 97450-9244

Vagas limitadas!

Mais informações:

Sobre

O projeto Saúde na Medida Certa UFRJ teve início em 2014, tendo como objetivo o desenvolvimento de estratégias de intervenção para promover hábitos alimentares saudáveis e combater o sedentarismo, por meio da dinâmica de competição, buscando melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a condição de saúde dos trabalhadores da UFRJ (técnicos administrativos e docentes).

A equipe do projeto é composta pelas professoras do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) Eliane Fialho de Oliveira, Ana Luísa Kremer Faller e Denise Bouts, pelas nutricionistas do LANUTRI Maisa Cruz Martins, Marcelly Cunha O. dos Santos Lopes e Vanessa Chaia Kaippert, alunos de graduação dos Cursos de Nutrição e Educação Física, pelas professoras da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Amanda Fernandes Brown e Ingrid Bárbara Ferreira Dias, além de educadores físicos do Espaço Saúde do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ).

O Projeto oferece 35 vagas anualmente. Os participantes são submetidos à avaliação antropométrica, composição corporal e consumo alimentar, além de realizar exames laboratoriais.

O acompanhamento nutricional é realizado por meio de consultas individuais e atividades coletivas, como oficina culinária e roda de conversa. Os participantes são incentivados a praticar exercícios físicos regularmente nas dependências da UFRJ e externamente. Como estratégias motivacionais para prática de atividades físicas são realizados os Desafios Saúde, que consistem em corridas e/ou caminhadas coletivas realizadas na Cidade Universitária, abertas para toda a comunidade acadêmica mediante inscrição prévia.

Ao final do projeto, os participantes são avaliados quanto à perda de peso, redução de gordura corporal, mudanças nos exames laboratoriais (melhoria do perfil lipídico) e nos hábitos alimentares.

Dia(s): 29 mar 2020
Horário: O dia inteiro