Insetos, Solos e Grãos, no Espaço Ciência Viva

cartazsabadoinsetossolo Estamos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNTC 2016 do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em concordância com a intensa programação desta semana, o Espaço Ciência Viva (ECV) abre as portas da sua sede na Tijuca para dois grandes eventos gratuitos.

No dia 19 de outubro, das 14h às 21h, acontecerá o tradicional “Museu de Portas Abertas”, que receberá visitantes e escolas interessadas em conhecer os módulos interativos do ECV, assistir aos filmes premiados do VerCiência 2016 (ver programação completa em www.verciencia.com.br) e ainda, a partir das 18h, “observar o céu” com o grupo de Astronomia do ECV, NGC-51. Tanto na parte da tarde quanto à noite, o público poderá transitar pelas oficinas de hidroponia (cultivo de vegetais sem solo); fazendo sabão com óleos vegetais; compostagem, entre outras.

Já no dia 22 de outubro, das 14h às 18h, haverá mais uma edição do Sábado da Ciência, que, neste mês, abordará o tema Insetos, solos e grãos: a ciência alimentando o Brasil. Por meio de oficinas interativas, cartazes e exibição de vídeos premiados da Mostra VerCiência 2016, o público será estimulado a participar e discutir, fora do ambiente escolar clássico, questões relacionadas ao tema proposto. O interesse e o envolvimento de todos os participantes criam um ambiente altamente favorável ao entrosamento entre familiares, colegas e parceiros experimentais, unidos em torno de uma grande festa científica.

Entre as atividades programadas para crianças e adultos, é possível destacar a utilização de insetos como alimentos em diferentes locais do mundo (entomofagia); os insetos – grupo de animais que predominam em número de espécies na natureza  serão abordados enfatizando as variadas formas que se alimentam a partir de oficinas onde divertidos modelos poderão ser montados pelos visitantes, que também poderão participar da oficina de fotografia destes pequenos “bichinhos crocantes”. E mais: será possível observar as etapas do processo de digestão dos alimentos, através de modelos e simulações; o reaproveitamento de sobras de alimentos com indicação de receitas saborosas e preparação de comidinhas no local; e ainda grãos e sementes poderão ser manuseados – com olhar artístico e científico – além de serem observados através de lupas. Atividades experimentais para entender a porosidade dos solos e suas consequências também serão dinamizadas no Galpão do ECV.

Na já conhecida sala que simula uma artéria gigante 3D, os visitantes poderão “se sentir” fluindo no sangue, conversando sobre seus constituintes e identificando moléculas que provém da digestão dos alimentos e passam para a circulação. Vale lembrar que para participar de algumas oficinas, os visitantes precisam retirar senhas, que são distribuídas no início do evento. Por isto, é importante se informar assim que chegar ao museu.

Na sala de vídeos, haverá sessões com exibição de filmes do projeto VerCiência 2016, e, às 16h30, o Prof. de Biologia Celular e Molecular da UFF, Luiz Mors Cabral, ministrará a palestra “Há dez mil anos alimentando o mundo: a história e a ciência por trás do arroz”. Na sequência, o palestrante autografará o recém-lançado livro “Plantas e civilização: fascinantes histórias da etnobotânica”.

Para quem quiser mais informações sobre a campanha Amigos do ECV, também será uma ótima oportunidade de trocar ideias e esclarecer dúvidas diretamente com a equipe do Espaço Ciência Viva. Até lá!

O ECV fica na Av. Heitor Beltrão, 321, Tijuca. Contatos pelo telefone: (21) 2204-0599.

Dia(s): 19 out 2016

Local: Espaço Ciência Viva
Avenida Heitor Beltrão, nº 321, Praça Saens Peña, Tijuca., Rio de Janeiro, RJ, 20550-000

Período de inscrição:
Site: http://www.cienciaviva.org.br/artigo/insetos_solos_e_graos_no_espaco_ciencia_viva
Instituição responsável: UFRJ; VerCiência; IFECT-RJ; CNPq; & FAPERJ.
Email do organizador: museu@cienciaviva.org.br
Telefone de contato: 2204-0599