IV Jornada de Integração Acadêmica 2013: “O Grito das Ruas e a Produção do Conhecimento”

No ano de 2013 a Jornada de Integração e Pesquisa Acadêmica – JIPA será uma importante oportunidade para socialização da produção científica e intercâmbio político-acadêmico, não apenas entre os discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social – ESS/UFRJ, mas também para os alunos de graduação da Escola e demais estudantes de pós-graduação da área da cidade do Rio de Janeiro.
A JIPA é um evento organizado pela Assembleia Estudantil do Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da UFRJ, com o apoio da Coordenação de Pós-Graduação, e tem o objetivo de combater o isolamento intelectual presente na lógica da pós-graduação brasileira, por meio da possibilidade do intercâmbio e debate das nossas pesquisas, na relação com temas do nosso tempo.
Desse modo, considerando a conjuntura política do tempo presente, em 2013 o tema articulador da IV JIPA será “O Grito das Ruas e a Produção do Conhecimento”, de modo a possibilitar reflexões sobre os acontecimentos políticos recentes no país, bem como o aprofundamento de debates pertinentes à produção científica, particularmente nessa edição, a política das agências de fomento na relação com as bolsas de pós-graduação vigentes no Brasil e seus rebatimentos no PPGSS/UFRJ.
O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro de 2013 e pesquisadores da área estão convidados a participar. Os resumos de pesquisas (propostas de pesquisas; pesquisas concluídas; pesquisas em andamento) devem ser encaminhados até 09 DE SETEMBRO de 2013 para o e-mail: jipa2013@live.comInformações e ficha de inscrição pelo site: https://sites.google.com/site/secretariappgss/jipa2013
Normas: os resumos devem ter até 250 palavras em fonte Times ou Arial 12 e contar com palavras-chave.
Linhas de pesquisa:
Políticas Sociais
Processo de trabalho e classes sociais
História e concepções contemporâneas do Serviço Social
Teoria social e serviço social
Temas Urbanos
Cultura e movimentos sociais
Estado, Sociedade e Direitos Humanos
Democracia e Globalização
PROGRAMAÇÃO:Dia 23/09 Segunda14h – 17h
Intercâmbio de pesquisa (Apresentação de Trabalhos)18h Saudação Inicial
Direção da Escola de Serviço Social [ESS/UFRJ]
Coordenação do PPG-ESS/UFRJ
Representante da Assembleia de Estudantes da Pos-Graduação ESS/UFRJ18h30min. -21h30min. Mesa de AberturaO Grito das Ruas pelas forças políticas de esquerda: concepções e estratégias de Luta
Representante Fórum de Oposição pela Base
Representante Favela não se cala
Representante PCB
Representante PSTU
Representante PSOL
– Debate
Coordenação: Julia de PaulaDia 24/09 Terça

09h – 12h
Intercâmbio de pesquisa (Apresentação de Trabalhos)

14h – 17h
Intercâmbio de pesquisa (Apresentação de Trabalhos)

18h -21h Mesa de Encerramento

Política de bolsas na pós-graduação: entre a lógica da meritocracia e a luta pelas condições materiais para a produção de conhecimento
Prof. Dra. Sara Granneman (UFRJ)
Prof. Dra. Silene de Moraes Freire (UERJ)
Francilene Cardoso (Assembleia da Pós-ESS)
– Debate
Coordenação: Mirella Rocha

22h Confraternização

Local: UFRJ – Campus Praia Vermelha
Organização: Assembleia Estudantil do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – ESS/UFRJ
Apoio: Coordenação do Programa de Pós-Graduação – ESS/UFRJ

Envio de Resumos com até 250 palavras até 09 de Setembro de 2013.
Ficha de inscrição e e-mail para envio disponível em:

Dia(s): 23/09/2013 - 24/09/2013

Local: Escola de Serviço Social
Avenida Pasteur, 250
Rio de Janeiro - RJ CEP 20770140

Período de inscrição:10/08/2013 a 09/09/2013
Site: https://sites.google.com/site/secretariappgss/jipa2013
Instituição responsável: Assembleia Estudantil do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Escola de Serviço Social - ESS Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Email do organizador:jipa2013@live.com
Telefone de contato: (21)3873-5384