IV Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana

image3

IV Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (IV SIMPGEU) e o I Encontro Nacional de Tecnologia Urbana (I ENURB) serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2013, e organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PEU) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O IV SIMPGEU vem sendo fortalecido como fórum de debates, cenários prospectivos e integração acadêmica entre importantes universidades que lidam com a Engenharia Urbana: USP, UFSCar, UEM, UFBA, UFPB, UFRJ e PUC/RJ. Através da realização desses eventos e do aumento no número de Programas de Pós-Graduação nessa área do conhecimento, a Engenharia Urbana vêm se consolidando enquanto área científica no Brasil, a exemplo do que vem ocorrendo no exterior, notadamente nos países europeus.

O I ENURB é o primeiro evento do recém-criado Grupo de Trabalho URBANO da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC, e contempla, de maneira geral, as questões da inserção urbana dos edifícios, assim como dos aspectos tecnológicos, ambientais, de gestão e de inovação relacionados às cidades.

Objetivo do Evento:

O IV SIMPGEU vem sendo fortalecido como fórum de debates, cenários prospectivos e integração acadêmica entre importantes uinversidades que lidam com a Engenharia Urbana: USP, UFSCar, UEM, UFBA, UFPB, UFRJ e PUC/RJ.

O I ENURB reflete a maturação do tema Cidades na já tradiconal ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), que em 2012 criou um Grupo de Trabalho especifico para tratar este assunto: o GT Urbano

O IV SIMPGEU e o I ENURB se orientarão pelos seguintes objetivos:

• Promover o intercâmbio de conhecimento e experiências referentes à temática urbana;

• Revelar o estado da arte das tecnologias e processos de gestão urbanas e sua relação com asustentabilidade urbana;

• Consolidar as linhas de pesquisa de programas de pós-graduação que cubram os diversosaspectos da tecnologia e gestão aplicadas à temática urbana;

• Clarificar o universo de competências do profissional formado para resolver problemas urbanos;

• Promover o debate entre universidade, poder público e empresas, de forma a buscar uma maior aplicabilidade das pesquisas.

Dia(s): 06/11/2013 - 08/11/2013

Local: CCMN
Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 - Cidade Universitária / Ilha do Fundão - RJ
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 21941-611