IX ENCONTRO SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Este trabalho é decorrência do Projeto Saúde e Educação para a Cidadania, que é uma iniciativa para o estreitamento das relações da Universidade com os atores da Saúde e Educação Básica Públicas. Além do disso, pressupõe respeito à diversidade e às particularidades de todos e de cada participante. Com efeito, pretende incentivar a criação de espaços comunicativos e a capacidade de negociação, com o objetivo de trabalhar possíveis conflitos, para que se possa chegar com mais vigor às ações de efeito transdisciplinar. O evento anual Encontro Saúde e Educação para a Cidadania – 9ª edição – tem como objetivo manter e consolidar o intercâmbio com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, trabalhando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade Saúde e Educação, junto à Educação Básica, fortalecendo o trabalho de conscientização do papel de todos na democratização do conhecimento na área. Também tem se consolidado como espaço para divulgação de trabalhos na área de Educação em Saúde dos diversos segmentos societais. Assim, o CCS/UFRJ, a fim de atender à atual Política Nacional de Extensão, estará fortalecendo sua atuação para inclusive, consolidar a indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão. O evento proposto também visa colaborar com a busca de qualidade de ensino das Escolas Públicas de Educação Básica, priorizando o repensar dos Currículos destes segmentos, a fim de trazer melhor qualidade de vida dos brasileiros e brasileiros que frequentam escolas públicas no Brasil, provendo diálogos entre os diversos atores, inclusive os parceiros organizados.Constata-se que os há alguns anos o evento vem integrando instituições de ensino superior que trabalham a temática, estreitando os laços entre a Educação Básica e a Universidade.A temática de 2014 – Inclusão Escolar – políticas públicas e práticas intersetoriais tentará aproximar, mais uma vez pesquisadores e profissionais de ensino e saúde para discutir os desafios da inclusão e refletir sobre as políticas públicas na área.Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade.

Map Unavailable

Dia(s): 10/11/2014 - 11/11/2014
Horário: O dia inteiro

Local:

- CEP

Período de inscrição:TRABALHOS(até 25 de outubro) - PARTICIPANTES(ATÉ 06 DE NOVEMBRO)
Site: http://www.ccs.ufrj.br/index.php/extensao-menu/eventos
Instituição responsável: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - DECANIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Email do organizador:informasaudeeducacaoccsufrj@gmail.com
Telefone de contato: 21 - 39386490