LANÇAMENTO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

novo-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira

LANÇAMENTO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

O programa de História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE) e o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), convidam para o evento Conhecer e comer: caminhos para redescobrir a comida de verdade – perspectivas do Guia Alimentar para a População Brasileira.

O evento será no dia 24 de março, das 8h30 às 18h00, no Centro de Ciências de Matemática e da Natureza (CCMN), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O objetivo deste evento é apresentar o Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde) no Rio de Janeiro; e promover um diálogo de saberes sobre o modo de produzir, distribuir e consumir alimentos saudáveis e de qualidade. As discussões partirão do Guia, cuja elaboração se deu a partir de ampla consulta pública no ano de 2014. Confira a programação.

Entre os convidados estarão presentes o Professor Carlos Augusto Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), responsável pela assessoria técnica do Guia Alimentar; a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Maria Emília Lisboa Pacheco; o Professor Carlos Walter Porto-Gonçalves, do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF); a Professora Inês Rugani, diretora do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); a Professora Luciene Burlandy da Universidade Federal Fluminense (UFF); a Professora Giane Moriali do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); a idealizadora do projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly; e o Professor Renato Maluf do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Agrário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ).

O Guia será debatido a partir de salas temáticas com experiências e metodologias que colaboram para estimular a redescoberta da comida de verdade e de alimentos saudáveis. O evento também contará com uma feira agroecológica, com os Agricultores da Rede Carioca de Agricultura Urbana. Serão ainda exibidas mensagens gravadas exclusivamente para esta ocasião, pelos Professores Michael Pollan e Marion Nestle, que apresentarão considerações para empreender mudanças no sistema alimentar.

O Guia Alimentar para a População Brasileira está disponível em:http://portalsaude.saude.gov.br/…/Guia-Alimentar-para-a-pop…

Evento: Conhecer e comer: caminhos para reencontrar a comida de verdade – perspectiva do Guia Alimentar para a População Brasileira

Data: 24/03/2015
Local: Auditório Roxinho do Centro de Ciências de Matemática e da Natureza (CCMN)
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.
Horário: 8h30 às 18h00
Inscrições: http://goo.gl/forms/mAoyiW6FUs

Maiores informações em : www.nutricao.ufrj.br

Desde já agradecemos e contamos com sua presença!!!

Coordenação executiva
Glória Valéria da Veiga – Diretora do INJC/UFRJ
Mércio Gomes – Coordenador do HCTE/UFRJ

Comissão organizadora
Ana Luisa Kremer Faller (INJC)
Gabriel B. Fernandes (HCTE)
Jean Phillipe Lafond (HCTE)
José Carlos de Oliveira (HCTE)
Juliana Dias (HCTE)
Letícia Ferreira Tavares (INJC)
Mónica Chiffoleau (HCTE)
Roberta Castro (HCTE)
Taís de Souza Lopes (INJC)
Valéria Caselato (INJC)

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 03/03/2015 - 24/03/2015
Horário: O dia inteiro

Local: Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - Cidade Universitária
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 21941-916

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:24/03/2015
Site: www.nutricao.ufrj.br
Instituição responsável: Instituto de Nutrição Josué de Castro
Email do organizador:secretaria@nutricao.ufrj.br
Telefone de contato: 3938 6599

Comments are closed.