Lançamento do livro Chiquinha Gonzaga e o Teatro Musicado

No dia 31/10, às 18h30, Solange Abreu, doutoranda da Escola de Música (EM) da UFRJ, realizará uma noite de autógrafos para o lançamento do livro Chiquinha Gonzaga e o Teatro Musicado. O evento acontecerá na EM, localizada no Edifício Ventura, Torre Leste, 21º andar.

No livro, a autora busca caracterizar a contribuição de Chiquinha Gonzaga (1847-1935) para o teatro musicado. Para isso, apresenta dados coletados no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, durante o exame das partituras (manuscritos originais) de números musicais compostos por Chiquinha Gonzaga para as seguintes peças teatrais: O Conto do Vigário; Forrobodó; Pudesse esta Paixão; Depois do Forrobodó e A Sertaneja. A autora investiga, em sua obra, o surgimento do teatro musicado no Rio de Janeiro e fatos marcantes da vivência de Chiquinha Gonzaga, que atuou na vida musical do Rio desde meados do século XIX até o início da década de 1930.

Solange Abreu também tem mestrado em Música pela UFRJ e é professora da Escola de Música do campus Realengo II, do Colégio Pedro II. O livro, prefaciado pelo professor André Guerra Cotta, é fruto de sua dissertação na área de Musicologia.

Dia(s): 31 out 2018

Local: Escola de Música (EM/UFRJ) – Edifício Ventura
Av. República do Chile, 330, Centro – Torre Leste – 21º andar , Rio de Janeiro, RJ, 20031-170, Centro

Período de inscrição: Não há