Lançamento do livro Cidade de lobos

Os ensaios reunidos em Cidade de Lobos discorrem sobre as formas de representação das margens urbanas na obra de Rubens Figueiredo, um dos mais expressivos escritores da literatura brasileira contemporânea. Em sua análise, Paulo Roberto Tonani do Patrocínio destaca a cidade como palco primordial para o exame das diferenças e desigualdades sociais, privilegiando o olhar sobre territórios marginais. Ao propor uma leitura acerca da obra de Rubens Figueiredo, o crítico coloca em relevo o diálogo que o autor realiza com a tradição naturalista e analisa os recursos adotados na tematização da violência urbana a partir da leitura crítica do romance Passageiro do fim do dia e dos livros de contos Contos de Pedro e O livro dos lobos.

Sobre o autor:

Paulo Roberto Tonani do Patrocínio possui doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor adjunto do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor do livro Escritos à margem: a presença de autores de periferia na cena literária brasileira(2013) e coorganizador de Modos da margem: figurações da marginalidade na literatura brasileira (2015), além de ter publicado diferentes artigos e ensaios sobre literatura no Brasil e no exterior.

Dia(s): 15 mar 2016

Local: Livraria Blooks
Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22250-040

Valor:
Período de inscrição: