Lançamento do livro Escolinha de arte do Brasil: memória e legado

Editora UFRJ lança livro sobre Escolinha de Arte do Brasil

Em comemoração ao aniversário de Augusto Rodrigues (1913–1993), fundador da Escolinha de Arte do Brasil (EAB), que em novembro faria 106 anos, a Editora UFRJ lança Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado,organizado por Jader de Medeiros Britto e Alexandre Palma, com prefácio do artista plástico Victor Arruda. O lançamento acontecerá no dia 14 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa, rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo.

O livro, que celebra os 70 anos da EAB, comemorados em 2018, é uma homenagem  ao artista plástico, desenhista, gravador, ilustrador, caricaturista, fotógrafo, jornalista, poeta e, acima de tudo, educador apaixonado, interessado em implantar no Brasil uma experiência de educação criadora, tendo a arte como inspiração. A publicação apresenta toda a trajetória da Escolinha, desde a sua concepção, com depoimentos de ex-alunos e integrantes da equipe em diferentes gerações. Vale ressaltar que a Escolinha de Arte do Brasil ainda hoje serve de modelo e é o que de mais importante foi feito no campo da educação através da arte no país.

Através de uma educação inclusiva, com seu espírito aberto e não diretivo, a EAB sempre teve como foco promover a ampliação do repertório artístico da criança, incorporando elementos da cultura popular brasileira, suas manifestações, seus saberes e tradições, a fim de intensificar o diálogo entre as diferentes modalidades artísticas. Primeira do gênero no Brasil, a EAB teve o incentivo de grandes educadores, como Anísio Teixeira e Helena Antipoff, e o entusiasmo da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou a psiquiatria praticada no Brasil estimulando seus pacientes a se expressarem através do fazer  artístico.

Professor, editor e arte-educador, Jader de Medeiros Britto recebeu, em 1998, a Medalha Comemorativa Augusto Rodrigues no aniversário de 50 anos da Escolinha de Arte do Brasil, como uma das personalidades homenageadas por sua contribuição para o processo de educação através da arte no Brasil. Foi um dos organizadores do volume Educação e universidade(1999), de Anísio Teixeira, e do Dicionário de Educadores no Brasil (2002), ambos publicados pela Editora UFRJ.

Alexandre Palma é graduado em Artes Plásticas, doutor em Educação e atua como professor-pesquisador em Didática Especial e Prática de Ensino de Artes Visuais na Faculdade de Educação da UFRJ. É um dos coordenadsores da Escolinha de Arte do Brasil.

Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado

Jader de Medeiros Britto e Alexandre Palma(Org.)

Editora UFRJ, 2019

168 p. 11×15,5cm, R$ 25,00

ISBN 978-85-7108-000-0

Lançamento: 14/11/2019, 19h, Livraria da Travessa, R. Voluntários da Pátria, 97, Botafogo