Lançamento do livro “Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea”

convitenarrativassensoriaisrio2014

Será feito o lançamento do livro Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea na próxima sexta-feira (6 de junho), às 19 h, no Salão Nobre da EAV-Parque Lage (Rua Jardim Botânico,414). O livro é uma coletânea organizada por Osmar Goncalves, contemplada com o prêmio FUNARTE de Estímulo à produção em Artes Visuais (2013), publicado pela editora Circuito e traz ensaios de Beatriz Furtado, Cristian Borges, Denilson Lopes, Consuelo Lins, André Parente, Philippe Dubois, Kátia Maciel, Eduardo de Jesus, Priscila Arantes, Patrícia Moran, Andréa França, Patrícia Machado e Cezar Migliorin. Na ocasião haverá uma conversa do organizador com Andrea França, Cezar Migliorin e Consuelo Lins, todos autores.

Narrativas Sensoriais se dedica a pensar uma série de trabalhos contemporâneos que parecem compor uma certa constelação, uma família ainda que instável, no modo como compartilham certas temáticas e modos de abordagem. Trata-se de obras que se sustentam na autonomia da imagem, que apostam em sua força plástica e fragmentária mais do que na narração ou em qualquer outra articulação de linguagem. Produzidos nos últimos 20 anos, esses filmes e instalações recusam a ideia da arte como representação e afirmam uma compreensão do audiovisual que vai além do “contar histórias”. De fato, se há narrativa nesses trabalhos, trata-se de narrativas mínimas ou incipientes, de formas expressivas ligadas a uma lógica do sensível. Nossa hipótese é de que essas obras põem em jogo narrativas sensoriais, formas expressivas que funcionam através de blocos de sensações, de um sistema de impressões ínfimas, imperceptíveis, daquilo que Leibniz e José Gil (2005) chamaram de pequenas percepções.

Dia(s): 06/06/2014

Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage