Lançamento do livro “Televisão, História e Gênero”‏

convite - televisão, história e gêneros
Em Televisão, história e gêneros, os professores Ana Paula Goulart Ribeiro (ECO/UFRJ), Igor Sacramento (ECO/UFRJ) e Marco Roxo (IACS/UFF) reuniram pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento (comunicação, história, sociologia e antropologia) que tomam a televisão como objeto privilegiado de suas análises. Os capítulos estudam momentos específicos da construção de formatos televisivos sob diferentes pontos de vistas: da apropriação de gêneros e matrizes culturais distintos, da análise das marcas enunciativas, das configurações dos modos de endereçamento e de apreciação, da adequação dos programas, das representações sociais e da estruturação do campo televisivo e do mercado brasileiro de bens culturais.
Além de uma introdução teórica sobre a análise histórica dos gêneros televisivos  elaborada pelos organizadores, o livro conta com quatro partes. A primeira, TV e mercado, aborda a configuração do campo televisivo no Brasil e a importância da dinâmica de produção de novos formatos para a economia televisiva. Depois, seguindo as três áreas temáticas que compõem a programação televisiva, o livro traz capítulos mais detidos à análise de gêneros televisivos, divididos em Jornalismo, Dramaturgia e Entretenimento.
Nesse livro, o leitor encontrará um livro cujo pressuposto é considerar o caráter multifacetado da televisão (político, econômico, social, estético, cultural, institucional e tecnológico). A articulação desses níveis de contextualização é a principal característica dos autores envolvidos com essa proposta. Nesse sentido, quando pensam numa história da televisão a partir dos gêneros discursivos, não estão sendo ignoradas suas diferentes dimensões de funcionamento. Pelo contrário, são postas no centro da discussão os programas e seus formatos e, a partir deles, consideramos a análise dos mais complexos níveis de contextualização sociotécnica.

Dia(s): 10/09/2014

Local: Espaço Multifoco
Avenida Mém de Sá, 126
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP