[EVENTO ADIADO] Lançamento presencial: Notícias da pacificação

Exposições, Mostras e Lançamentos

[EVENTO ADIADO]

O evento abaixo foi adiado, informaremos em breve uma nova data.

Notícias da Pacificação analisa o olhar da imprensa sobre as UPPs

Livro do pesquisador e professor da UFRJ analisou matérias e fontes citadas nas notícias sobre as unidades de polícia pacificadora

Nos últimos anos, diversas pesquisas de opinião deixaram claro que as questões de segurança pública e o medo estão entre as principais preocupações dos cariocas. Não por outra razão, esse é um dos assuntos mais importantes na agenda política e, claro, eleitoral, quando se trata da cidade e do Estado. Historicamente, muitas foram as soluções e projetos propostos que tentaram endereçar esses problemas, sendo as Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs, uma das mais conhecidas. Para entender como a imprensa tratou esse assunto, o pesquisador e professor da UFRJ Pedro Barreto investiga de que maneira o processo de produção jornalística contribuiu para a legitimação discursiva das ocupações policiais nas favelas cariocas. O lançamento ocorre no próximo dia 1 de julho na Livraria Folha Seca.

E por que falar sobre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro anos após o seu ocaso? O questionamento que o autor propõe é justamente sobre a possibilidade de outros e distintos olhares sobre essa questão. Na obra, que é resultado de sua tese de doutorado, ele recorda também outras políticas de segurança pública, antes e depois das UPPs, cujo discurso midiático influenciou o modo como o grande público as interpretou.

“O discurso sobre o crime e a violência precede as UPPs e permanece até hoje”, analisa Barreto. “Predominantemente, ele é criminalizante e estimula o medo das classes média e alta em relação à população negra, pobre e moradora de favelas e periferias. Além disso, as fontes que têm suas declarações publicadas nessas notícias são aquelas vinculadas ao Estado, ou que referendam o que os governantes já dizem”, conclui.

No livro, Pereira conta o início e o fim da principal política de segurança pública fluminense, entre 2008 e 2016, sem deixar de lado outros aspectos, como a realização dos megaeventos e o processo de modificação do espaço urbano. Às vésperas de mais um processo eleitoral, não por acaso o carioca vê surgir entre as propostas de um dos principais candidatos ao governo do Estado uma reedição das UPPs, o Cidade Integrada.

Notícias da pacificação: outro olhar possível sobre uma realidade em conflito, livro do jornalista e pesquisador Pedro Barreto Pereira, publicado pela Editora UFRJ, tem apresentação da deputada estadual Mônica Francisco e texto de quarta capa escrito pelo professor Muniz Sodré, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

Sobre o autor

Pedro Barreto Pereira é professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ, graduado em Jornalismo, doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e coordenador do curso de extensão Mídia,
Violência e Direitos Humanos.

Serviço:
Lançamento Notícias da Pacificação: um outro olhar sobre
Data: 1 de julho
Local: Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 – Centro – RJ)
Horário: das 17 às 19h

Assessoria de imprensa:
Renata Rodrigues
(21)980382376

Dia(s): 1 jul 2022

Local: Livraria Folha Seca
Rua do Ouvidor, 37, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Centro

Período de inscrição: Não é necessária inscrição