Leopoldo 53 – informativo da Escola de Musica

logo escola de musica

Informativo da Escola de Musica da UFRJ Leopoldo 53

Dois grandes eventos comemoram os 165 anos da Escola de Música (EM), em agosto, ambos trazendo como tema Verdi, Wagner e contemporâneos. Na semana de concertos preparada pelo Setor Artístico, diferentes formações e programação representativa do belo repertório dos importantes compositores, bem como também de Johannes Brahms, Franz Liszt, Robert Schumann e dos brasileiros Lino José Nunes, Alberto Nepomuceno e Carlos Gomes. Dentre os convidados, está o premiado pianista argentino Alexander Panizza.

No IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, também dedicado ao bicentenário de nascimento dos dois expoentes da ópera alemã e italiana oitocentista, o debate sobre suas obras, as questões antagônicas e comuns, bem como sobre seu legado e o de outros importantes nomes da mesma época. Contribuindo para o diálogo com os pesquisadores brasileiros, teremos conferencistas do exterior, como os musicólogos Hermann Danuser, Marco Beghelli, Philip Gossett e Malena Kuss. A professora Maria Alice Volpe, presidente da Comissão Científica, é a entrevistada da edição. O Leopoldo traz também informações sobre outra atração internacional, o mexicano Mauricio Meza, convidado do Projeto Compositores.

André Cardoso

Dia(s): 02/08/2013 - 17/08/2013

Local: Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98