Machado e Sterne: teóricos do romance, por Sandra Guardini Vasconcelos

Conferências e Rodas de Conversa

Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para participar do lançamento do Ciclo de Palestras Crítica e Romance. Promovido pelo Departamento de Letras Anglo-Germânicas numa parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, o Ciclo receberá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir questões teóricas, comparatistas, composicionais, históricas e historiográficas do romance, num exercício continuado de reflexão e escrutínio dos procedimentos de apreensão, análise e interpretação do gênero novelístico.

A primeira palestra do Ciclo será “Machado e Sterne: teóricos do romance”, por Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. Em sua conferência, a professora Vasconcelos discutirá como a reflexividade formal dos romances do irlandês Laurence Sterne (1713-1768) e do brasileiro Machado de Assis (1839-1908) é informada por uma profunda teorização sobre a natureza e as possibilidades da narrativa novelística.

Professora titular de literaturas de língua inglesa na Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora 1A do CNPq, Vasconcelos escreveu e organizou diversos livros, artigos, ensaios e capítulos sobre o romance no Brasil e no Reino Unido, dentre os quais destacamos o título mais recente, que editou com Ana Cláudia Suriani da Silva: Comparative Perspectives to the Rise of the Brazilian Novel (2020), publicado pela University College London Press.

A conferência da professora Vasconcelos ocorrerá no dia 13/07/2021, às 16h00, e será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Letras Anglo-Germânicas (https://youtu.be/5VXc2jANye0).

Dia(s): 13 jul 2021

Local:

Online: Ciclo de Palestras Crítica e Romance - Machado e Sterne: teóricos do romance

Período de inscrição: Não há
Site: https://www.youtube.com/watch?v=5VXc2jANye0