Maternidades em sociedade pré-modernas: realidades e representações

Entrevistas e Palestras

Até recentemente pouca atenção era dedicada as questões vinculadas a procriação e parentalidade, quer fosse nas sociedades atuais, modernas ou pré- modernas. Felizmente, este quadro tem se alterado, e nos últimos anos, trabalhos históricos e arqueológicos estão proliferando formando-se uma rede international de pesquisadores dedicados à estes assuntos. Isto se dá devido a muitos motivos, dentre estes, devido às diversas frentes de lutas, tais como: pela ampliação do direito infantil, das mães e dos pais; pelo acesso e humanização do aborto; pela humanização do parto; pela conscientização da importância da amamentação; ao avanço ciêntifico e acesso à tratamentos de fertilidade; pela igualdade de gênero na acadêmia; incluindo o reconhecimento do tempo dedicado por pesquisadores envolvidos no papel de parentalidade nos currículos acadêmicos, visando reconhecer que a produção destes indíviduos é temporáriamente reduzida devido à responsabilidade de zelar por outro ser humano e futuro cidadão.

O evento contará com a contribuição de historiadores e arqueólogos trabalhando com sociedades que datam da Idade do Ferro ao Renascimento, apresentando resultados de seus laboratórios e financiamento de pesquisas. Tratarão questões como aborto, virgindade, santidade, honra, milagre, religiosidades, direito, mother’s agency [mães que influenciam, relações mãe-filhos(as)], representações, parto, morte em parto, amamentação, nutrição, conhecimentos obstetrícios e ginecológicos, transmissão do conhecimento pré-científico, tradução de fontes, dentre outros.

A conferência contribuirá para fortalecer os vínculos locais, nacionais e internacionais dos pesquisadores sediados no Brasil trabalhando com maternidades. Dentre os palestrantes, contaremos com a presença de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade da Madeira, Trinity College Dublin, Queen’s University Belfast, e Austrian Archaeological Institute.

Este evento é organizado por e conta com a participação de pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ), sendo a pesquisa de uma destes pesquisadores, diretamente vinculada ao evento, intitulada “Leis e Representações sobre gravidez, parto e maternidade na Irlanda e Península Ibérica entre os séculos V e VIII” financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Apoiado pelo Programa de Estudos Medievais (PEM-UFRJ), Laboratório de História Antiga (LHIA-UFRJ), e Insulae – Grupo de Estudos sobre Britânia, Irlanda e Ilhas do Arquipélago Norte, na antiguidade e medievo.

Organizadores:

Professora Doutora Elaine Pereira Farrell (UFRJ)

Professor Doutor Pedro Peixoto (UFRJ)

Professora Mestra Clarissa Mattana (UFRJ)

A programação será publicada em breve! Acompanhe!

Nos dias 10,11 e 12 de Maio de 2023, das 13h30 às 19h, no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo São Francisco de Paula, 1, Centro RJ 20051-070.

Evento multidisciplinar e híbrido (presencial e online) sobre Gravidez, Aborto, Parto e Maternidades da Idade do Ferro ao Renascimento.

Dia(s): 10 maio 2023 - 12 maio 2023

Local: Instituto de História (IH/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070, Centro

Período de inscrição: Não é necessária inscrição