Mesa de abertura: XI seminário des alunes PPGAS/MN

Entrevistas e Palestras

Fevereiro chegou e com ele nossos anúncios de palestrantes do Seminário.

Este belíssimo time de pesquisadores-professores estará conosco na abertura do Seminário, dia 07 de março de 2023!

Mesa de abertura de nosso evento, dia 7 de março de 2023 com a palestra Entre experiências e fazeres na antropologia brasileira: novos polos do saber na construção do pensamento antropológico.

Para não perder nada, já corre no Youtube e se inscreva no Canal Seminário PPGAS-MN

A mediação ficará a cargo da Mestranda Jaqueline Vieira, Cientista Social (UEL) e membra da Comissão Organizadora.

Contamos com a presença de todes

João Pacheco de Oliveira é antropólogo e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Fez pesquisa de campo prolongada com os índios Tikuna, do Alto Solimões (Amazônia), da qual resultou sua dissertação de mestrado (UNB, 1977) e sua tese de doutoramento (PPGAS, 1986), publicada em 1988. Realizou também pesquisas sobre políticas públicas, coordenando um amplo projeto de monitoramento das terras indígenas no Brasil (1986-1994), com apoio da Fundação Ford.

Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia/ABA (1994/1996) e por diversas vezes coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo de questões ligadas a antropologia do colonialismo e a antropologia histórica, desenvolvendo trabalhos relacionados ao processo de formação nacional, a historiografia, bem como a museus e coleções etnográficas. É curador das coleções etnológicas do Museu Nacional.
Junto com lideranças indígenas foi um dos fundadores do Maguta: Centro de Documentação e Pesquisa do Alto Solimões, sediado em Benjamin Constant (AM), que deu origem ao Museu Maguta, administrado hoje diretamente pelo movimento indígena.

O segundo confirmado do nosso Seminário é o professor Thiago Mota Cardoso (PPGAS/UFAM). Ele estará conosco na Mesa de Abertura

Thiago Mota é Biólogo, antropólogo e fotógrafo. Professor do Departamento de Antropologia (DAN) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM) e do Programas de Pós-Graduação em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP/INPA). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Estágio Internacional no projeto AURA – Living in the Anthropocene, na Aarhus University, Dinamarca. Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. Pós-Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, com projeto “Etnografia no/do Antropoceno: vidas, paisagens e politicas ameríndias”. Coordenador do Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política (COLAR/UFAM) e pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI/UFAM) e do Coletivo de Estudos em Ambiente, Práticas e Percepções (CANOA/UFSC). Possui engajamento em pesquisa interdisciplinares e projetos de extensão nas intersecção entre capitalismo, desenvolvimento, ecologia, áreas protegidas e modos de habitar e lutas ecopolíticas de povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil, com foco especial nos processos de transformação da paisagem, em socialidades mais-que-humanas e nas relações multiespécie em contextos de florestas bioculturais e agroecológicos e de arruinamento de territórios sociais, desmatamentos, contaminações, aquecimento climático e produção alimentar. Possui olhar especial para abordagens antropológicas, políticas e ecológicas voltados para o entrelaçamento ético, biocultural e político nas artes de cuidar, autogerir, regenerar e recuperar paisagens, espécies, lugares e territórios no contexto do antropoceno ou capitaloceno.

Completando nossa mesa de abertura, temos a honra de anunciar o professor e antropólogo João Paulo Lima Barreto (PPGAS/UFAM)

João Paulo é Indígena do povo Yepamahsã (Tukano), nascido na aldeia São Domingos, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Graduado em Filosofia e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI). Fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi. Membro do SPA – Science Panel for the Amazon (Painel Científico para a Amazônia), da Academia Brasileira de Ciência. Membro do Comitê Científico SoU_Ciência. Membro da OTCA – Organización del Tratado de Cooperación Amazônica. João Paulo ainda é vencedor do Concurso CAPES de melhor tese, em 2022, na área de Antropologia e Arqueologia.

Dia(s): 7 mar 2023

Local:

Online: Canal https://www.youtube.com/@SeminarioPPGASMN do Youtube

Período de inscrição: Não é necessária inscrição
Site: https://seminariodesalunes.wixsite.com/2022
Instituição responsável: Museu Nacional (MN/UFRJ)
Email do organizador: seminariodosalunos@gmail.com
Telefone de contato: