Mestrado Profissional abre inscrições para processo seletivo

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos a aluno regular do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), ingresso no primeiro período de 2018. Os interessados têm até 30 de setembro para se candidatar. As provas classificatórias estão marcadas para novembro.

O anúncio foi feito no Diário Oficial (20/07/2017) e o edital completo publicado no Boletim da UFRJ (27/07/2017). O edital, porém, teve que ser retificado em alguns pontos para atender ao Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ) lançado pela Reitoria da UFRJ em final de agosto e destinado à formação de pessoal docente e técnico-administrativo da instituição. As retificações foram publicada no Boletim da UFRJ (07/09/2017) e o edital atualizado, com todas as retificações, pode ser consultado aqui.

palestra02
Documentos e demais informações no site do PROMUS

Ato Acadêmico Período
Inscrições 01 a 30 de setembro de 2017
Resultado da homologação das candidaturas 23 de outubro de 2017
Recursos da homologação 24 e 25 de outubro de 2017
Provas classificatórias 13, 14 e 16 de novembro de 2017
Divulgação dos resultados 01 de dezembro de 2017
Recursos dos resultados 04 e 05 de dezembro de 2017
Matrícula Fevereiro de 2018
Início do período letivo Março de 2018

Serão oferecidas um mínimo de 18 vagas para as duas linhas de pesquisa – Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Do total das vagas, serão destinadas um mínimo de três vagas para cotas de ações afirmativas (negros, indígenas ou pessoas com deficiência), três vagas para acordos de cooperação e três vagas para o PQI/UFRJ.

Os candidatos às vagas para cotas de ações afirmativas, acordos de cooperação e PQI/UFRJ estarão inscritos simultaneamente às vagas universais, prevalecendo a melhor colocação.

O objetivo do PROMUS é formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música, especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto. Profissionais cujas atividades resultam em produtos claramente distinguíveis daqueles gerados pelas pesquisas acadêmicas tradicionais. Instituído no final de 2015, está será a terceira turma a cursar o Programa.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas apenas por SEDEX. Os candidatos devem anexar os documentos exigidos pelo edital, preencher o formulário de inscrição, declaração de adesão, ou não, ao sistema de ações afirmativas ou aos acordos de cooperação, e endereçar tudo para a secretaria do programa. A data limite da postagem é 30 de setembro. Somente o candidato ou seu procurador devidamente constituído poderão efetuar a inscrição.

Podem se candidatar portadores de diplomas de graduação plena em Música ou outra área de conhecimento; portadores de certificados de conclusão de curso de graduação, acompanhados de histórico acadêmico oficial com data de colação de grau; e portadores de declarações emitidas por secretarias acadêmicas, atestando que o candidato encontra-se em fase final de curso de graduação e em condição de colar grau a data da matrícula no PROMUS.

Além do anteprojeto de pesquisa, com indicação da linha de pesquisa a qual a proposta será submetida, os interessados precisam elaborar um memorial da sua trajetória acadêmica e profissional. Os candidatos deverão enviar ainda vídeo, com duração de 10 a 20 minutos, com repertório de livre escolha, condizente com seu anteprojeto.

Inscrições com documentação incompleta ou outra irregularidade não serão homologadas. Haverá também uma seleção de anteprojetos. Nesta fase ocorrerá a verificação de disponibilidade de orientação e supervisão das atividades propostas. Os candidatos cujos anteprojetos não cumprirem este requisito não terão suas candidaturas homologadas.

A lista dos candidatos aptos a prestar provas classificatórias será divulgada no dia 23 de outubro.

Provas

Serão três provas, marcadas para 13, 14 e 16 de novembro. A prova prática consistirá em uma execução pública de repertório de livre escolha, com duração de 10 a 20 minutos em consonância com o anteprojeto do candidato; a de Língua Estrangeira, consistindo em dissertação em português sobre questões formuladas pela comissão de avaliação, a respeito de trechos de artigos relacionados às Práticas Interpretativas, em língua inglesa, francesa ou alemã (à escolha do candidato), e relacionados à Linha de Pesquisa a que o candidato pretende se vincular; e a Defesa de Anteprojeto – apresentação oral, de até cinco minutos, do anteprojeto, seguida de arguição da comissão de avaliação.

A nota final será a média aritmética das três provas. Candidatos que faltarem a uma delas ou que não alcançarem a nota mínima de 6,0 (seis) em cada uma das provas serão desclassificados. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 07 de dezembro. O PROMUS não se obriga a preencher todas as vagas.

A documentação necessária, os critérios de avaliação e demais informações podem ser consultados no edital do processo seletivo. Dúvidas devem ser encaminhados à secretaria do Programa.

SERVIÇO
Secretaria do PROMUS: Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste, Edifício Ventura Corporate Towers, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20031-170. (21) 2262-8742. promus@musica.ufrj.br

Dia(s): 16 set 2017 - 30 set 2017

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)