Migrações e refúgio em perspectiva histórica

Na próxima quarta-feira, dia 20, acontecem mais duas atividades da série Quartas em movimento, parte da curadoria Migrações e refúgio: presença, história e desafios no Rio de Janeiro, promovida pelo Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, projeto vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

As duas mesas de debate abordarão a questão da migração a partir de sua perspectiva histórica, seus registros, políticas e demais aspectos. Na parte da manhã, na mesa “Migrações e refúgio em perspectiva histórica I”, participarão do debate os historiadores Beatriz Kuschnir, do Arquivo da Cidade; Guilherme dos Santos Cavotti Marques, da UERJ e pesquisador da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores; e Vitor Manoel Fonseca, do Arquivo Nacional.

À tarde, na mesa “Migrações e refúgio em perspectiva histórica II”, estarão presentes as professoras Lená Medeiros e Erica Sarmiento da Silva, ambas da Uerj; e o professor e pesquisador Sátiro Ferreira Nunes, do Ministério das Relações Exteriores.

Ambas as atividades acontecem no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). A entrada é franca.

Curadoria “Migrações e refúgio”

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), apresenta a sua sexta curadoria: “Migrações e refúgio: presença, história e desafios no Rio de Janeiro”, em cartaz de 23 de maio a 30 de agosto. Além da exposição de fotografias sobre o cotidiano de migrantes e refugiados, a programação do “Quartas em movimento” contará com a realização de mesas de debates, rodas de conversa, exibição de filmes, lançamento de livros e atividades culturais.

O objetivo é propor a reflexão sobre a migração no Rio de Janeiro, em uma perspectiva histórica e na contemporaneidade. Os visitantes serão levados a conhecer e a debater o dia-a-dia, relações de trabalho, lazer, conflitos, políticas públicas e demais aspectos da vida das pessoas que vieram para esta cidade. Os debates contarão com a presença de professores, pesquisadores, estudantes, integrantes de coletivos, ativistas e demais profissionais com atuação sobre este tema.

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (SIMAP). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão.

Quartas em movimento

Durante as quartas-feiras em que a curadoria estiver em cartaz, serão realizados debates, rodas de conversa, exibição de filmes, lançamento de livros e outras atividades culturais sobre o tema.

Dia(s): 20 jun 2018

Local: Auditório Prof. Manoel Maurício de Almeida Albuquerque
Andar térreo do Prédio da Decania do CFCH - R. Venceslau Brás, 71 - Botafogo ou Av. Pasteur, 250 fundos - Urca, Rio de Janeiro, RJ, 22290-240 , Campus da Praia Vermelha

Período de inscrição: 20/06/2018