Mini-Curso: HISTÓRIA DOS GRANDES REINOS DE ÁFRICA

HISTÓRIA DOS GRANDES REINOS DE ÁFRICA “DE SÉCULO IV A XIX”

2ª, 4ª e 6ª feiras, das 17h00s às 20h00s.

23 de Março a 03 de Abril

IFCS / UFRJ

Inscrição ON-LINE:

E-mail: riosdaguine1973@gmail.com

Até 23 de Março

Inscrição com desconto para estudantes e os que já fizeram um dos nossos cursos: R$ 75,00

Banco do Brasil
AG: 1250-5
CC: 24.380-9

Para efetuar sua inscrição deve preencher formulário a ser recebido ao entrar em contato e reenviar junto com copia escaneada do comprovante de deposito referente ao valor da inscrição.

EMENTA:
O curso tem como objetivo a divulgação da história de Ouanqaran (Baixa Guiné) na África, em diferentes períodos antes, durante e depois de ocupação árabe e colonização europeia. Através de apresentações que abordam questões referentes à construção de diferentes identidades sociais e suas manifestações culturais, políticas e econômicas nesse território com destaque na história dos Rios da Baixa Guiné e Lago de Chade durante séculos VII ao XIX.

PROGRAMACÃO:

– África Tropical, séc. VII-XIX

– Islão na Ouanqaran, séc. XVIII-XIX (Baixa Guiné)

– Império Almorávida, séc. XI-XII (Saara Ocidental)

– Império Songuai, séc. XIV-XVI (Rio Níger)

– Império Oyo Yoruba, séc. XV-XIX (Nigéria)

– Império Fula – Séc. XVIII a XIX (Rio Níger)

– Reino Tukrur, séc. XI-XII (Rio Senegal)

– Reino Haussa – séc. XIII-XVI (Rio Níger)

– Reinos Mossi, séc. XIII-XVI (Rio Volta)

– Reino Daomé, séc. XVII-XIX (Costa de Escravos)
– As Presenças Portuguesa, Francesa e Inglesa na Ouanqaran – XVI a XX
– Resistências Africanas Anti colonialistas – Séc. XIX
– Movimentos  independentistas de Gana, Alta Volta (Burkina Fasso e Daomé – Séc. XX

OBS: Serão disponibilizadas matérias de apoio: pasta, apostila,bloco de anotação e caneta. Os participantes serão beneficiados com certificado.

Ministrantes:

Maurício Wilson Camilo da Silva

Pesquisador Sócio do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro e pesquisador de história de África, associado ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa em Guiné Bissau e Arquivo Histórico Ultramarino em Portugal.

Sena Annick Laetitia Abiou

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Religiosos (NER) cujos temas relacionados à religião e sociedade, antropologia das emoções, identidade étnica e cultura religiosa de matriz africana com especial atenção a conexão Brasil – Africa.

Dia(s): 23/03/2015 - 03/04/2015
Horário: O dia inteiro