Mobilizando Conhecimento para Geração de Riqueza por Meio da Inovação

Criação de startups a partir de pesquisas acadêmicas é tema de palestra na Coppe

O Professor Emérito de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nivio Ziviani, falará na Coppe/UFRJ, dia 15/08, sobre sua experiência na criação de startups dentro da universidade. A palestra “Mobilizando Conhecimento para Geração de Riqueza por Meio da Inovação” será proferida, às 14h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1.

Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá, Nivio Ziviani é cofundador e presidente do Conselho Tecnológico da empresa Kunumi, criada em 2016, que faz a ponte entre o mundo dos negócios e os avanços mais recentes de inteligência artificial. Também é cofundador das empresas Miner, vendida para o Grupo Folha/UOL em 1999; Akwan, vendida para a Google Inc. em 2005, e Neemu, vendida para a Linx em 2015.

“Na UFMG desenvolvemos modelo inédito no país que permite a transferência dos direitos de comercialização de produtos relacionados a um conhecimento gerado na Universidade para uma empresa startup”, explica Ziviani.

Mais sobre o palestrante

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Cientifico na classe Comendador,é autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 120 artigos técnicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, aprendizado de máquina, redes neurais artificiais e áreas relacionadas.

Dia(s): 15 ago 2018

Local: Auditório da COPPE (Centro de Tecnologia 2)
Rua Moniz Aragão, 360, Bloco "1", Térreo, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, 21941-594

Período de inscrição: 15/08/2018