Moradia Popular: favelas e periferias

As favelas e as periferias são o tema da próxima sessão do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas”. “Moradia Popular: favelas e periferias” acontece no dia 24 de setembro e vai trazer os pesquisadores Itamar Silva, Luiz Antonio Machado da Silva, Márcia Leite e Mariana Cavalcanti. O curso acontece no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, às 18h.

Itamar Silva é um dos coordenadores do IBASE e tem uma trajetória ligada à luta pelos direitos das favelas. Liderança histórica do Santa Marta, nos anos 70/80 foi presidente da Associação de Moradores, fundador do grupo ECO – desenvolvendo um forte veículo de comunicação comunitária, o Jornal ECO – e  diretor da Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (FAFERJ).

Professor do IESP/UERJ, Luiz Antonio Machado é uma das principais referências brasileiras na questão da Sociologia Urbana. Doutor em Sociologia pela Universidade Rutgers (Nova Jersey) e membro do Observatório das Metrópoles, enfoca suas pesquisas nos temas de favela, sociabilidade, violência, cidadania e informalidade. Entre suas principais publicações está a coletânea “Vida sob cerco – violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro” (2008).

Márcia Leite também é socióloga e atua como professora e coordenadora no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia Urbana da UERJ. Doutora em Sociologia pela UFRJ, integra o laboratório Cidades – Núcleo de Pesquisa Urbana, da UERJ.  É curadora da Coleção “Engrenagens Urbanas” da Editora Mórula e organizadora do Dossiê Unidades de Polícia Pacificadora, da Revista Dilemas.

Mariana Cavalcanti é doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago e professora do IESP/UERJ. Pesquisadora da área da Antropologia Urbana, é co-fundadora e integrante da Associação Casa Fluminense e dirigiu com Thais Blank e Paulo Fontes o documentário “Favela Fabril” (2012).

A disciplina “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenada por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecida a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. As sessões são abertas ao público e acontecem às segundas-feiras na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, entre 18h e 20h30.

Dia(s): 25 set 2018

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ)
Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, 22250-020

Período de inscrição: Sem necessidade de inscrição