Mostra Cinema pela verdade na Penha

filipeta_virtual2014_01

Arena Dicró, na Penha, será palco de sessões da Mostra Cinema pela Verdade

No ano em que completam-se 50 anos do golpe que instaurou a ditadura civil-militar no Brasil, a Mostra volta a exibir filmes que retratam este período marcante da história brasileira. Realizado desde 2012 pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina.

“O Festival de Cinema pela Verdade chega a sua terceira edição em um momento de afirmação de nossa democracia com o aniversário dos 50 anos do Golpe. Este ano serve para reafirmar o NUNCA MAIS e para dizermos em alto e bom tom que a sociedade brasileira não aceita ruptura com as instituições e com a Constituição”, diz o Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

A Mostra Cinema pela Verdade leva o debate sobre a ditadura civil-militar à Penha e a Manguinhos. Na quinta, dia 5, a Arena Dicró apresenta o documentário “Ainda existem perseguidos políticos”, produzido coletivamente pela ONG Acesso, às 14h. A sessão é seguida de bate-papo com o cientista social Alan Brum, fundador do Instituto Raízes em Movimento, o professor e historiador Demian Mello, e o professor Veríssimo Junior, que coordena o grupo Teatro da Laje, na Vila Cruzeiro.

Dia(s): 05/06/2014

Local: Arena Dicró - Penha
Rua Flora Lobo - Penha Circular
Rio de Janeiro - RJ CEP