Moving pictures: serial revolutions in 1848

Entrevistas e Palestras

Gostaríamos de convidá-los para participar da próxima edição do Ciclo de Palestras Crítica e Romance, que contará com a presença da professora Clare Pettitt, do King’s College London. Pettitt ministrará a conferência intitulada “Moving Pictures: Serial Revolutions in 1848”.

Nosso Ciclo é organizado pelo Departamento de Letras Anglo-Germânicas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Nossos eventos são realizados mensalmente.

Em sua palestra, Pettitt falará sobre o papel das tecnologias de impressão na disseminação das revoluções de 1848 na Europa. Segue abaixo o resumo e a biografia da palestrante:

As tecnologias que tornaram a produção de ilustrações barata e rápida começavam a ficar disponíveis em 1848, o que possibilitou que as notícias sobre as revoluções aparecessem como um dos primeiros temas a ser divulgado pelas novas técnicas de mídia visual. O resultado foi uma nova prática visual que foi crucial para a criação de um senso de conectividade e de identidade por toda a Europa. Devido aos “estereótipos” compartilhados nas chapas de impressão, ilustrações idênticas de barricadas, lutas insurgentes e parlamentos e assembleias recém-constituídas foram retratadas em periódicos na Grã-Bretanha, Alemanha e França, sendo copiadas pela Europa para diferentes públicos de leitores. O capítulo que será apresentado na palestra mapeia ilustrações de jornais da revolução na França a caminho para a Itália, Alemanha, Áustria e Hungria. Sugere-se que a equivocada ideia oitocentista de que as revoluções de 1848 teriam começado em Paris e se alastrado da capital francesa para outros cantos da Europa sobrevive em nossos livros de história, em parte, por conta das fortes ligações da imprensa entre Paris e Londres, de forma que a revolução de 1848 em Paris tenha sido rápida e extensamente noticiada na imprensa anglófona e depois exportada de Londres para outras cidades europeias.

Clare Pettitt é professora no Departamento de Inglês do King’s College London e já atuou como docente nas universidades de Oxford, Leeds e Cambridge. Publicou diversos artigos e livros sobre periódicos, cultura impressa e a história da mídia, incluindo artigos sobre álbuns de recorte, anais e miscelâneas. Seu último livro Serial Forms: The Unfinished Project of Modernity, 1815-1848 foi publicado em 2020 pela Oxford University Press. Pela mesma editora, lançará em dezembro de 2021 o segundo volume de sua atual pesquisa, intitulado Serial Revolutions 1848: Writing, Politics, Form. O último livro dessa trilogia tratará da era digital e os seus efeitos na cultura literária e em identidades imperiais e raciais.

Concederemos certificados de participação!

Dia(s): 11 ago 2021

Local:

Online: Ciclo de Palestras \"Crítica e Romance\": Moving Pictures: Serial Revolutions in 1848

Período de inscrição: Não há
Site: https://www.youtube.com/watch?v=z0Ib50VNvBc