Música em debate

O Laboratório de Etnomusicologia, o Programa de Pós-Graduação em Música e a Escola de Música da UFRJ convidam para o próximo evento da série Música em Debate:

“Pedagogia e Política: Educação Musical e os Corais Infantis dos Guarani”
Palestra com Maria R. Welch, doutoranda em etnomusicologia no Departamento de Música da Universidade de Chicago

Data: 24 de maio, terça-feira, às 18 horas.

Local: Sala 2111 da Escola de Música, Ed. Ventura, Av. Chile 330, Torre Leste, Centro.
(atenção: é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos)

Tekoa Jaexa Pora, ou aldeia Boa Vista, é uma comunidade Guarani situada no parque estadual de Serra do Mar em São Paulo, Brasil. O território fica em uma região litorânea que atrai turistas brasileiros e estrangeiros interessados em praias, surf e no meio-ambiente da Mata Atlântica. Depois de 1988 seus habitantes fundaram uma escola indígena e dois corais infantis, abrindo a aldeia para apresentações de canto e dança, bem como para a venda de artesanato. Essa mudança na posição deles frente à sociedade brasileira e o mercado está relacionada à maneira como encaram a política e as negociações por territórios e direitos com o estado e organizações como a FUNAI.

A apresentação enfoca o campo da educação musical como ferramenta para ensinar, instruir e reproduzir a identidade indígena entre os jovens, e, portanto, prepará-los para assumir posições de liderança e importância política dentro e fora da aldeia. Nesse sentido, a pedagogia musical tem como propósito unir as vozes Guarani e reforçar o poder desses indígenas para encarar os desafios políticos e culturais em um país em processo de modernização.

Dia(s): 24 maio 2016

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)
Edifício Ventura Corporate Towers - Torre Leste - Avenida República do Chile, 330 - 21º andar, Rio de Janeiro, RJ, 20031-170, Centro

Valor: Gratuito.
Período de inscrição: Não há inscrições.
Site: https://www.facebook.com/ppgmufrj/posts/1069424253095493.
Instituição responsável: UFRJ (Pós-Graduação em Música da UFRJ).
Email do organizador: posgraduacao@musica.ufrj.br.
Telefone de contato: (021) 2262-8742.