Niñas/os y mayores: compartilhando trajetórias e narrativas

Na próxima quarta-feira, dia 4/7, será realizada a mesa “Niñas/os y mayores: compartilhando trajetórias e narrativas”, última atividade da série “Quartas em movimento”, parte integrante da programação da curadoria “Migrações e refúgio> presença, história e desafios no Rio de Janeiro”, promovida pelo Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Na ocasião, estarão presentes a professora Catalina Revollo Pardo, da UFRJ, e Vera Lúcia dos Santos Garcia, representante do Centro Social de Mayores. A atividade acontecerá das 14h às 17h, no Auditório da Decania do CFCH, localizado no segundo andar do prédio da Decania do CFCH. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. A entrada é franca.

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (SIMAP). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão.

As atividades promovidas através deste projeto, construídas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH, instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes da escola de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Boletim Vitrine da Memória

A edição de maio do Boletim Vitrine da Memória, produzido pela Biblioteca do CFCH, trará obras, fotografias e demais imagens sobre o tema – “Migração e Memória”

Quartas em movimento

Durante as quartas-feiras em que a curadoria estiver em cartaz, serão realizados debates, rodas de conversa, exibição de filmes, lançamento de livros e outras atividades culturais sobre o tema.

Dia(s): 4 jul 2018

Local: Auditório da Decania do CFCH