No-Budget Science Hackweek

A No-Budget Science Hack Week é um workshop intensivo de uma semana com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa em metaciência – ciência sobre como construir uma ciência melhor – na área biomédica por meio da utilização de dados publicamente disponíveis, seguindo a filosofia no-budget: um laptop na mão e uma ideia na cabeça.

A Hack Week ocorrerá de 22 a 28 de julho de 2019, no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é o desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou ferramentas que abordem as grandes questões do processo científico moderno: disponibilidade de dados, confiabilidade, reprodutibilidade, sistema de publicação, distribuição de recursos e financiamento e formação de pesquisadores. O tempo será dividido entre o trabalho nos projetos e palestras e tutoriais sobre ferramentas de programação, bases de dados, reprodutibilidade e ciência aberta.

Os 20 participantes selecionados se dividirão em grupos de 4 a 5 alunos, idealmente de com formações e habilidades diferentes, para desenvolvimento intensivo de projetos relacionados aos temas propostos, contando com computadores e uma conexão com a internet, além do acompanhamento de tutores que ajudarão a orientar o progresso dos projetos.

Ao final do evento, os projetos serão apresentados para a comissão avaliadora, idealmente já com protocolos registrados e dados-piloto para o caso de projetos de pesquisa, ou protótipos para o caso de soluções tecnológicas. A partir daí, a equipe do No-Budget Science poderá escolher um ou mais projetos para concentrar esforçose/ou recursos ao longo do ano seguinte. Independentemente disso, acompanharemos o progresso de todos os projetos, de forma a avaliar o sucesso do evento.

Mais informações e inscrições (até 9 de junho!) no site: https://www.reprodutibilidade.bio.br/nobudgetsciencehackweek

Dia(s): 22 jul 2019 - 28 jul 2019
Horário: O dia inteiro

Local: Centro de Ciências da Saúde