Novos Rumos com a Orquestra de Sopros da UFRJ

Marcelo Jordim conduz a orquestra na próxima quinta-feira.

Marcelo Jordim conduz a orquestra na próxima quinta-feira.

A Orquestra de Sopros da UFRJ, tendo à frente seu regente titular e diretor musical Marcelo Jardim, apresenta nesta quinta-feira, dia 24, quatro obras inéditas de compositores vinculados à Escola de Música (EM). Intitulado Novos Rumos, o evento conta ainda com palestra e workshop.

cartaznovosrumossoprosO concerto está marcado para às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, e tem entrada franca. Pedro Bittencourt (sax barítono) será o solista. Antes, às 14h, Ernani Aguiar fala sobre sua composição “Abertura para Banda”, uma das que serão apresentadas a noite. Encomendada pela Secretaria de Estado de Cultura, através do Projeto Banda Larga, será peça de confronto para o concurso de bandas que ocorre em dezembro, no Forte de Copacabana. Ela também será tema de um workshop, às 16h, com Marcelo Jardim.

Formada por alunos de graduação, a Orquestra de Sopros da UFRJ tem como objetivos o desenvolvimento técnico e musical dos seus instrumentistas, através de ensaios e concertos regulares, e a divulgação do repertório escrito para a formação.

Obras

“Abertura para Banda” marca o primeiro contato de Ernani Aguiar, um dos compositores brasileiros mais importantes da atualidade, com o universo das bandas de música e das bandas sinfônicas. Com características vibrantes, mostra um pulso assimétrico e fluente. Em sua sessão intermediária, desenvolve o canto do Tantum Ergo Sacramentum, da Pange Lingua, escrito no século XIII por Thomas de Aquino. Termina com o retorno à dança da primeira parte.

Na sequência,“Quartessência”, de autoria de Carlos Almada, carrega forte toque latino e certo sotaque do samba-jazz. “Rapsódia Sefaradi”, composta composta por Alexandre Travassos, homenageia os judeus originados da Espanha que migraram para o Brasil, através da cidade de Belém, no Pará. A peça seguinte, “Postludio”, foi escrita por Marvin Camacho, docente da Universidade da Costa Rica, e destaca como solista o professor Pedro Bittencourt no sax barítono.

Encerram, duas obras que adotam abordagens diferentes quanto ao tratamento instrumental. “VUZ”, de Marcos Nogueira, é um concertino para banda sinfônica que transita pelas práticas camerísticas e aborda uma temática subjetiva, com blocos sonoros diversificados, entrelaçamento de ideias aparentemente isoladas, que, no conjunto, se conectam a partir dos timbres, e onde o próprio grupo se posiciona como solista. Já o ”Divertimento para Bandas”, de Sérgio Di Sabbato, possui nítida base modal, característica do autor, e conduz forte elemento rítmico como base para o desenvolvimento do tema. Sua construção é em Rondó, trabalhado a partir de influências do maxixe carioca, com o popular ganhando contornos sinfônicos através de texturas elaboradas.

NOVOS RUMOS

24 de Outubro de 2013

Salão Leopoldo Miguez – Escola de Música da UFRJ

Orquestra de Sopros da UFRJ

Pedro Bittencourt, solista (sax barítono)

Marcelo Jardim, regência e direção musical

Programação

14:30 – “Abertura para Banda” – palestra com Ernani Aguiar

16:00 – “Abertura para Banda: Um Olhar Interpretativo” – workshop com Marcelo Jardim

19:00 – Concerto Orquestra de Sopros da UFRJ

Programa do concerto

Ernani Aguiar – Abertura para Banda (2013) *

Carlos Almada – Quartessência (2013) **

Alexandre Travassos – Rapsódia Sefaradi (2013)

Marcos Nogueira – Vuz, concertino para banda sinfônica (2013) *

Marvin Camacho – Postludio, para sax barítono e banda sinfônica (2012) ***

Sérgio Di Sabbato – Divertimento para Banda (2013) **

* estreia mundial

** estreia mundial da versão

*** estreia brasileira

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 24/10/2013
Horário: 19:00

Local: Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98
Rio de Janeiro - RJ CEP 20021-290

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Entrada franca
Período de inscrição:Não há
Site: www.musica.ufrj.br
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador:comunicacao@musica.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 2262-8742

Comments are closed.