O Futuro do Peer Review

À medida que nos aproximamos do fim da segunda década do século XXI, a comunidade científica começa a acordar para o fato de que ainda publicamos ciência em um modelo do século XIX. O acúmulo de evidências sobre a baixa reprodutibilidade dos achados publicados em várias áreas deixa claras as limitações da revisão por pares tradicional. Ao mesmo tempo, sinais de mudança começam a aparecer: divulgação de preprints, disponibilização de dados brutos, peer review aberto e comentários pós-publicação tornam-se formas de comunicação cada vez mais comuns. E a aceitação ampla do Sci-Hub pelos cientistas deixa óbvio o quão frágil, caro, e potencialmente dispensável o mercado da publicação científica se tornou.
Como vamos reagir a essas mudanças? Como estaremos publicando ciência daqui a dez anos? Como preparar nossos alunos para este novo mundo? Que formas de contribuição científica devemos valorizar em nossas avaliações?
Para discutir estes temas, temos o prazer de convidá-los para o debate “O futuro do peer review – alternativas para a publicação científica no século XXI”. O evento consistirá de três palestras curtas sobre o tema, seguidas de um amplo debate sobre como avaliar e estimular novos modos de publicação científica.

A programação vai abaixo, e no cartaz em anexo.
Olavo Amaral (IBqM-UFRJ) – A morte do peer review?
Eduardo Fraga (IF-UFRJ) – Curto-circuito: novas velhas vias de publicação
Stevens Rehen (ICB-UFRJ) – Desafiando o sistema de publicação (e colhendo os frutos)
Debate: Como estimular novos modos de produção científica?

Esperamos todos por lá, porque debater o tema é necessário e urgente!

Dia(s): 20 mar 2017

Local: Auditório Leopoldo de Meis (CCS/UFRJ)
Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Bloco L, Rio de Janeiro, RJ, 21941-902, Cidade Universitária

Período de inscrição: Não é necessário fazer inscrição.
Site: https://www.facebook.com/events/312284679186852/
Instituição responsável: UFRJ (Instituto de Bioquímica Médica)
Email do organizador: olavo@bioqmed.ufrj.br