O futuro do transporte: veículos de levitação magnética

Como os novos veículos de levitação magnética poderão contribuir para solucionar o problema da mobilidade nos grandes centros urbanos?  Esse é o tema central da palestra que o professor da Coppe/UFRJ, Richard Stephan, apresentará, no próximo dia 4 de julho, às 18h30, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, número 1, Centro, Rio de Janeiro.

Na palestra, que é aberta ao público, o professor apresentará os principais projetos em operação no mundo, incluindo o trem de levitação magnética da Coppe, denominado Maglev-Cobra, em operação na Cidade Universitária desde fevereiro de 2016.  Também falará sobre os diferentes métodos de levitação magnética que podem ser empregados no transporte.

Maglev-Cobra: vantagens econômicas e ambientais

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com a mesma tecnologia, embora os seus projetos ainda se encontrem em fase de testes em laboratório, ou seja, ainda não foram implantadas linhas de teste nestes países.

Atualmente, na linha experimental o veículo transporta 10 passageiros por viagem e circula a uma velocidade de 10 km/hora. No futuro, em escala comercial, poderá conectar módulos extras, de 1,5 m de comprimento cada, aumentando a capacidade do veículo, que, em percursos mais longos, pode chegar à velocidade de 100 km/h.

A expectativa é de que o veículo entre em operação em uma linha de 5 km, na Cidade Universitária, ligando a Estação de BRT Aroldo Melodia ao Parque Tecnológico, conforme previsto no Plano Diretor da UFRJ para 2020.

Dia(s): 4 jul 2018

Local: Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1, Rio de Janeiro, RJ, 20081-240, Centro

Período de inscrição: 04/07/2018