O pensamento crítico russo na primeira metade do século XIX (mini-curso)

pensamentocriticorussosmall corrigido

O pensamento crítico russo

na primeira metade do século XIX

MINICURSO

Professor Dr Bruno Gomide (USP/ CNPq)

Auditório G2 | Faculdade de Letras da UFRJ

Dias 26 e 27 de maio (segunda e terça-feira)

14-16h (26)

9h-12h (27)

O curso pretende apresentar um panorama histórico-cultural da vida intelectual russa tendo como eixo o papel essencial da crítica literária e da história do pensamento. Tais elementos serão relacionados com o surgimento e a formação da literatura russa no século XIX. A atuação dos críticos literários e pensadores é essencial para que os textos literários criados na Rússia oitocentista ganhem densidade. Nesse sentido, o curso apresentará e discutirá em detalhe alguns desses interlocutores indispensáveis – a “Carta filosófica” de Tchaadáiev, a “Carta a Gógol”, de Bielínski, e o pensamento dos eslavófilos. Bibliografia do curso: ensaios do livro “Antologia do pensamento crítico russo”: Karamzin (Do amor à pátria e do orgulho nacional, 1802); Púchkin (Da insignificância da literatura russa, 1834); Gógol (Algumas palavras sobre Púchkin, 1835); Tchaadáiev (Primeira carta filosófica, 1836); Khomiakov (Algumas palavras sobre a carta filosófica, 1836); Kiriêievski (Sobre o caráter da ilustração da Europa e sua relação com a ilustração da Rússia, 1852); Bielínski (Carta a Gógol, 1847).
Bruno Gomide

Bruno Barretto Gomide nasceu no Rio de Janeiro em 1972. É doutor pela UNICAMP, com estágio de doutorado CAPES em Berkeley. Realizou cursos nas Universidades de Illinois, Indiana, Lingúistica de Moscou e Cambridge. Desde 2005 é professor de literatura russa na USP (atualmente coordena a pós-graduação da área). Foi pesquisador-visitante no Instituto Górki de Literatura Mundial, em Moscou, no Púchkinski Dom (S. Petersburgo), na Universidade de Glasgow e em Harvard . É o organizador do GT de literatura russa da ABRALIC. Tem publicado artigos em periódicos internacionais (como o Tolstoy Studies Journal e o Vopróssy literatúry) e participado dos principais congressos de eslavística. Foi palestrante convidado na Universidade de São Petersburgo, na Universidade de Londres, na Biblioteca Nacional Argentina e em Yale. Publicou o livro Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil (1887-1936) pela Edusp, fruto de sua tese de doutorado (menção honrosa no prêmio de teses da CAPES no triênio 2004-2007; prêmio Jabuti em 2012), a “Nova antologia do conto russo” (ed. 34) e a “Antologia do pensamento crítico russo” (ed. 34). É pesquisador do CNPq desde 2012.

Map Unavailable

Dia(s): 26/05/2014 - 27/05/2014
Horário: O dia inteiro

Local: Faculdade de Letras - UFRJ