O que são os letramentos acadêmicos?

Debates e Encontros

O primeiro encontro de 2021 do Clube da Escrita será no dia 30 de março, às 14 horas, com o tema “O que são os letramentos acadêmicos?” e terá como convidada Fabiana Neves, professora adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras e vice-coordenadora do Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A leitura e a escrita acadêmica são fundamentais para sermos bem-sucedidos na vida universitária. Mas será que é suficiente dominar os termos técnicos da área, saber como produzir um artigo acadêmico ou como formatar o texto de acordo com a ABNT? O conceito de “letramentos acadêmicos” propõe uma discussão mais ampla das habilidades de leitura e de escrita: apresenta as práticas discursivas e cognitivas em jogo e problematiza as condições de produção, os papéis dos participantes e os sentidos construídos dialogicamente, além de outros elementos envolvidos.
A live será mediada por Denise Dantas, técnica-administrativa em educação que é Gerente Pedagógica e Administrativa do Laboratório de Ensaios Dinâmicos e Análise de Vibração da Engenharia Oceânica (LEDAV/PENO) do Programa de Engenharia Naval da Coppe/UFRJ, e terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Dia(s): 30 mar 2021

Local: