Oficina de Agrofloresta 1 Ano de Jardim Agroflorestal

Com prazer convidamos a todos para a Oficina de Agrofloresta: Um ano de Jardim Agroflorestal, realizado pelo MUDA UFRJ – Mutirão de Agroecologia, um Programa de Extensão do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social/ Centro de Tecnologia UFRJ.

Sistemas Agroflorestais são uma forma que os agricultores encontraram para juntar produção agrícola e conservação, gerando alimento e renda sem agredir a natureza, em equilíbrio com a dinâmica tropical. Além disso, podem ser uma importante ferramenta para a restauração de ecossistemas degradados.

“A reintegração do ser humano com a natureza, que resulta em um sistema de produção biodiverso, estratificado e produtivo, análogo aos ecossistemas naturais, e manejados segundo os princípios da sucessão” Mutirão Agroflorestal.

A oficina é aberta pra todos, desejamos principalmente conseguir presença de público externo a universidade como agricultores e participantes de movimentos sociais, mas também a presença de funcionários do serviços de manutenção, jardinagem e poda da UFRJ, técnicos-administrativos, estudantes e professores.

Além da troca de conhecimentos e multiplicação de agroflorestas, um dos objetivos da Oficina é contribuir com o manejo de parte do projeto Jardim Agroflorestal, desenvolvido junto à Comissão do Programa da Decania CT Verde, para requalificação do jardim entre os blocos C e D.

Ferramentas:
Temos algumas ferramentas mas para o bom andamento é bom que os participantes tragam suas ferramentas pessoais (tesourinha, serrote de poda, facão, …) para que o trabalho seja mais proveitoso.

Alimentação:
A alimentação será solidária e compartilhada. Haverá uma mesa de produtos agroecológicos, comprados em parceria com a Feira Agroecológica da UFRJ, e contamos com a contribuição de cada participante trazendo alguma coisa para compartilhar. Haverá também uma caixinha de contribuições conscientes para cobrir os custos.

“Agricultura é a arte de colher o sol” provérbio chinês

Dia(s): 13 dez 2019

Local: Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura (LaVAPer)
Av. Athos da Silveira Ramos - Estacionamento do Bloco A - Centro de Tecnologia - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-611