Ópera Infantil “João e Maria”, na UFRJ

cartaz_opera_0109-editada

ÓPERA INFANTIL JOÃO E MARIA

Na semana do Dia das Crianças, os projetos Ópera na UFRJ e A Escola vai à Ópera apresentam o clássico da ópera infantil João e Maria (Hänsel e Gretel), do compositor alemão Engelbert Humperdinck. Com estreia no dia 12 de outubro, serão realizadas cinco récitas gratuitas no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, sendo duas exclusivas para alunos de escolas públicas e particulares.

Com direção cênica de Alessandra Vannucci e direção musical de Andrea Adour, a ópera é interpretada por um elenco de talentosos estudantes de canto da Escola, acompanhados por mais de 40 crianças do Coral Infantil da UFRJ, sob a regência de Maria José Chevitarese, e pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Ernani Aguiar e Vilane Trindade.

Com duração de 80 min, e cantada em português, para melhor atender ao público infanto-juvenil, toda a ação se passa em torno de João e Maria, protagonistas que agradam crianças – e adultos – de todo o mundo porque são indefesos e inocentes, mas ao mesmo tempo espertos e corajosos, capazes de enfrentar qualquer adversidade ou desafio. Clássico conto infantil dos Irmãos Grimm, um pobre lenhador vive com sua mulher e seus dois filhos próximos a uma floresta negra, onde costumam desaparecer crianças. Eles são muito pobres e mal tem o que comer. Um dia, João e Maria saem em busca de comida e se perdem na floresta. Tentando achar o caminho de volta, encontram uma casa toda feita de guloseimas. São atraídos pela bruxa que dá a eles tudo o que quiserem comer. Mas eles não sabiam que ela estava querendo engordá-los para depois comê-los! Ao descobrirem o plano da bruxa, João e Maria tentam escapar e libertar todas as outras crianças que também eram prisioneiras.

Desde sua estreia em 1983, sob a regência de Richard Strauss, João e Maria tem sido um grande sucesso de público, com sua temática que transita entre infância e maturidade, ingenuidade e esperteza, medo e coragem, conto de fadas e realidade de miséria e fome, e sua musicalidade que combina cantigas infantis e orquestração sofisticada influenciada por Wagner. E tudo começou com uma iniciativa de Adelheid Wette, irmã do compositor, que encomendou a ele algumas canções para acompanhar sua adaptação teatral dessa famosa história. Conforme o trabalho foi se desenvolvendo, o tema foi ultrapassando os limites de uma peça infantil até se converter na mais bem-sucedida ópera com temática infantil.

Dia(s): 12 out 2016 - 16 out 2016

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Valor: Entrada Franca