Ópera Viva la Mamma! Projeto Ópera na UFRJ

Viva la mamma, uma ópera cômica sobre a ópera

O que poderia ser mais engraçado do que uma ópera sobre os bastidores de uma ópera, especialmente se você coloca em cena uma prima donna com um ego infladíssimo e a mamma da seconda donna brigando com o diretor por um papel mais expressivo para sua filha? Certamente foi isso o que pensou o grande compositor italiano Gaetano Donizetti quando escreveu Viva la mamma.

Marcando a 20ª montagem do projeto Ópera na UFRJ, Viva la mamma estreia no dia 22 de junho, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música, com solistas, coro e orquestra sinfônica da UFRJ. Com entrada franca e faixa etária livre, o espetáculo continua na casa até domingo, 25, e depois segue em itinerância para a Cidade Universitária e os teatros municipais de Petrópolis e Niterói.

Com adaptação e tradução do maestro Ernani Aguiar, essa montagem conta a história de uma companhia de ópera italiana que desembarca na cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX. Os conflitos e brigas de ego entre os membros da companhia, narrados ao longo dos ensaios da ópera Romolo e Ersilia, que seria apresentada no teatro imperial São Pedro de Alcântara, revelam um grupo em permanente disputa. O espetáculo explora, de forma cômica, a realidade e os percalços do fazer operístico da época. Na companhia temos Corilla, a Prima Donna vaidosa pelos seus dotes vocais e artísticos; Procolo, seu marido que desempenha a função de empresário particular da esposa; Biscroma, o maestro, e Prospero, o poeta, que discutem incessantemente sobre a maior importância do texto ou da partitura; Guglielmo, um tenor alemão incorporado à companhia por acaso na viagem transatlântica, sendo que este cantor diletante não compreende muito bem nem o italiano nem o português; Luígia, a Seconda Donna do grupo, novata que está fazendo a primeira tournée profissional; Dorotea, veterana que se sente menosprezada, destinada a fazer apenas papeis secundários; o Empresário, que luta para que o espetáculo aconteça apesar do caos; o Inspetor do teatro carioca, que não aguenta tanta confusão; e por fim, Mamma Agata, uma matrona italiana intrometida, convencida de sua grande experiência como artista lírica, que se infiltra na companhia com o objetivo de ver sua filha Luígia conquistar os palcos.

Originalmente intitulada Le Convenienze ed Inconvenienze teatrali (As convenções e inconvenientes do palco), Donizetti estreou a ópera completa no Teatro della Cannobiana, de Milão, em 20 de abril de 1831. Viva la mamma é considerada a mais moderna das obras do compositor. Uma ópera onde as piadas vêm uma após a outra, dando oportunidade ao autor de parodiar o estilo musical que o fez famoso. Gaetano Donizetti, ao lado de Vincenzo Bellini e Gioachino Rossini, é um dos grandes compositores do bel canto, criando obras como L’elisir d’amoreDon Pasquale e Lucia di Lammemoor.

A atemporalidade da farsa operística é, na verdade, o que torna esta ópera tão apaixonante e atual. Além de um enredo muito divertido, o público irá apreciar a brilhante música de Donizetti no auge de sua capacidade criativa. Ambientada no cenário lírico da cidade imperial, certamente esta montagem agradará o público de todas as idades.

Direção Geral

www.culturaniteroi.com.br/municipal
LOTAÇÃO: 292 lugares

Dia(s): 22 jun 2017 - 27 jun 2017