Palestra “Comunicação e Automação no Metrô de Paris” na ECO-UFRJ

janice

O CIEC (Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos) e o Grupo de Estudos da Cidade e da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ convidam para a palestra:

Comunicação e automação no metrô de Paris

com Janice Caiafa*

Dia 26 de novembro de 2014, quarta-feira, às 15h
Local: Auditório do prédio Anexo do CFCH (3o andar), campus da Praia Vermelha, UFRJ

A operação e a utilização dos metrôs depende de um conjunto de circuitos comunicacionais em que a agência humana e o trabalho da máquina sem cessar se imbricam em diversas interfaces. No metrô de Paris, a experiência da automatização integral da condução (sem condutor humano) ocorre num contexto de mudanças tecnológicas e organizacionais (novo modelo de gestão, redução e recomposição do contingente humano) que implica uma reconfiguração desses circuitos.

Aqui apresentamos alguns resultados de uma pesquisa recentemente realizada — como pesquisadora convidada do Centre de Sociologie de l’Innovation da École Nationale Supérieure des Mines de Paris, com Bolsa Estágio Sênior da CAPES — em que investigamos as dinâmicas dessa experiência. Mostramos as diferentes posições e abordagens da situação que usuários, agentes e engenheiros constroem, explorando as ressonâncias dessas inovações no dia a dia do metrô.

* Janice Caiafa é antropóloga, poeta e Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi bolsista da CAPES ente 1998 e 1999 (Estágio Pós-Doutoral) e entre 2013 e 2014 (Estágio Sênior). Publicou, entre outros, Trilhos da cidade: viajar no metrô do Rio de Janeiro e Estúdio, ambos pela Editora 7Letras. Atualmente realiza uma pesquisa sobre os processos de automação e os circuitos municacionais no metrô de São Paulo, com o apoio do CNPq.

Dia(s): 26/11/2014

Local: Auditório do anexo do CFCH (3º andar)
Av. Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 22290-240