Palestra de Márcia Santos Duarte de Oliveira (USP), na Letras/ UFRJ

Figueiredo & Oliveira (no prelo): uma visão atual do ‘PROJETO LIBOLO’

Palestra da Professora Doutora Márcia Santos Duarte de Oliveira, da USP, sobre o Projeto Libolo, que investiga essa variedade de Português falada em Angola.Slide2

Para quem faz pesquisa de campo, para quem se interessa pela situação social e política da África, para quem  gosta de cultura africana, para quem tem interesse em pesquisas de  variação linguística e para quem se interessa por sintaxe ou pesquisa científica.

Márcia Santos Duarte de Oliveira possui: Mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1995); Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2004); Pós-doutorado na Universidade de Coimbra. É Professora Doutora da Universidade de São Paulo atuando nos seguintes temas: teoria da gramática; morfossintaxe do português falado no Brasil; português falado na África; crioulos de base portuguesa na África; morfossintaxe de línguas africanas (com ênfase na língua ibíbio). É autora, entre outros, de (1) "Perguntas de constituinte em ibíbio e a teoria de tipo oracional" (LINCOM-Europa, 2005) e (2) "Análise sintática do português falado no Brasil – volumes 1/2" (Editora Multifoco, 2010). Na área da pesquisa, destacam-se: (i) as investigações centradas na área ibíbio – Nigéria/ África – anos 1997/2004; (ii) a coordenação de um dos projetos sobre comunidades afro-brasileiras (na área do Pará), que integra o Inventário Nacional da Diversidade Linguística – Lei INDL; (iii) a vice-coordenação do Projeto do Libolo (Angola) – USP/UMAC.

Dia 17/06, sexta-feira, no Auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ.

Grátis.

Inscrições no local.

Basta comparecer.

Fornece declaração e vale ACC.

Dia(s): 17 jun 2016

Local: Auditório G2 (Faculdade de Letras/UFRJ)
Av. Horácio de Macedo, 2151, Bloco G, 2º andar - Faculdade de Letras - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-917

Valor: Gratuito.
Período de inscrição: Inscrições no local, até a abertura do evento.
Site: http://www.portal.letras.ufrj.br/.
Instituição responsável: UFRJ (Departamento de Vernáculas/ Faculdade de Letras).
Email do organizador: anpola@gmail.com.
Telefone de contato: 3486-9174.