Palestra: “Quem tem Medo de Gênero e Sexualidade?”

“Quem tem medo de gênero e sexualidade?”, na UFRJ

Quem tem medo de gênero e sexualidade?

No dia 16 de junho, na Escola de Serviço Social, acontecerá a palestra “Quem tem medo de gênero e sexualidade?”, ministrada por Ana Paula Silva (UFF), Maria das Dores Campos (UFRJ), Beatriz Galli (IPAS).

Assistimos atualmente ao desenvolvimento de um pensamento que defende que gênero é uma ideologia negadora da diferença sexual (diferença sempre pensada no singular). Os efeitos desse pensamento são sentidos em diversas instâncias da vida social: currículos escolares questionados pela adoção dos termos “gênero” e “orientação sexual”; críticas às iniciativas que viabilizam o uso do “nome social” em repartições públicas e identidades profissionais; a proliferação de discursos sexistas e homofóbicos em espaços públicos; a persistência da associação entre a agenda dos direitos reprodutivos e a noção de que a familia nuclear (casal+filhos) é a base elementar da vida social. Esse terreno é fértil para pensarmos sobre os novos rumos das lutas por democracia, direitos humanos e cidadania no Brasil.

A proposta desse evento é reunir pesquisadores, docentes da Universidade e ativistas do campo feminista para analisar o recrudescimento de posições contrárias ao debate sobre gênero e sexualidades e apontar para os desdobramentos que esse recrudescimento implica.

O evento, que começará às 18h30, pretende reunir pesquisadores, docentes da Universidade e ativistas do campo feminista para analisar o recrudescimento de posições contrárias ao debate sobre gênero e sexualidades e apontar para os desdobramentos que esse recrudescimento implica, além de construir um terreno fértil para se pensar sobre os novos rumos das lutas por democracia e direitos humanos.

O Auditório da Escola de Serviço Social fica na Av. Pasteur, 250 – Campus Praia Vermelha. Entrada Franca

Para mais informações, acesse: https://www.facebook.com/events/735181209956829/.

Dia(s): 16 jun 2016

Local: Auditório da Escola de Serviço Social – UFRJ
Av. Pasteur, 250 - Campus Praia Vermelha - ESS Praia Vermelha , Rio de Janeiro, RJ, 22290-240, Zona Sul

Valor: Gratuito.
Período de inscrição:
Site: https://www.facebook.com/events/735181209956829/.
Instituição responsável: UFRJ (Escola de Serviço Social).
Email do organizador: direcao@ess.ufrj.br.
Telefone de contato: 3873-5432/ 3873-5380.