Palestra: “Urbanismo Africano: História e Situação Presente”

PALESTRANTE:

Henrique Cunha Junior.   (Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnia negra educação, africanidades e afrodescendência).

RESUMO:

As cidades envolvem temas complexos e envolve a complexidade da criação humana. Pensamentos, modos de vida, tecnologias, relações sociais, domínio sobre o ambiente. A história da humanidade é em parte a história das cidades. Sendo que também boa parte da história africana é composta por histórias das cidades. Urbanismo africano é um tema importante, histórico, atual e que tem pouca difusão na realidade brasileira. Tratamos o urbanismo africano em quatro tempos históricos. Urbanismo na Antiguidade, urbanismo no período do mercantilismo africano da idade media, urbanismos durantes as invasões turcas e europeias, urbanismo contemporâneo. Construir, produzir, habitar, conviver, democratizar as relações sociais são temas presentes nas cidades e nas suas concepções de vida. Em todas estas relações passam por tecnologias e relações políticas. Rever o urbanismo africano em parte é rever estas relações. O enfoque do tema é dentro do Pan africanismo, movimento político que pensa o continente a partir dos africanos (não só, mas principalmente), com autonomia relativo ao eurocentrismo. Na noção histórica africana de cidade o solo urbano sempre foi de uso coletivo. Noção abolida e necessita ser retomada. Quais tecnologias do urbano deverão guiar a construção de cidade no continente no futuro?

Dia(s): 8 jun 2017

Local: Auditório G2 Faculdade de Letras – UFRJ
Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, 21941-917, Cidade Universitária

Valor: GRATUITO