Panorama da Literatura Israelense: dos anos de 1980 a anteontem

Literatura Hebraica

Este curso de extensão tem como objetivo de apresentar um panorama dos principais autores, obras e temas da literatura israelense dos anos de 1980 aos dias de hoje, demonstrando a riqueza e a multiplicidade desta relativamente jovem literatura e sua ligação com o cotidiano sociopolítico e cultural do país.

Programa:

  • 20 de abril – Contexto político e cultural de Israel doas de 1990 aos dias de hoje e seus reflexos na literatura do Período.
  • 27 de abril – “Amós Oz: Jerusalém e os primeiros anos após a fundação do Estado de Israel”. Análise das obras “Meu Michel”, “De Amor e Trevas” e “Judas”.
  • 11 de maio – “O cinzel bélico na construção identitária em Avraham Bulli Yehoshua”. Análise das obras “Fogo Amigo”, “O Senhor Máni” e “A Noiva Libertadora”.
  • 18 de maio – “David Grossman: entre o narrativo e o poético”. Análise das obras “Ver: Amor”, “Fora do Tempo” e “Livro da Gramática Interior”.
  • 25 de maio – Etgard Keret, Sara Shiló e Alex Epstein: minorias e minimalismos na literatura israelense ultracontemporânea). Análise de contos de Etgard Keret e de Alex Epstein e do Romance “Nenhum Gnomo Não Vai Vim Não”, de Sara Shiló.

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 20/04/2015 - 25/05/2015
Horário: 14:00 - 15:40

Local: Faculdade de Letras - UFRJ
Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária - Fundão
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não foi informado
Site: http://orientaiseeslavas.blogspot.com/
Instituição responsável: FL/UFRJ
Email do organizador:extensao@letras.ufrj.br
Telefone de contato: Não foi informado

Comments are closed.