Participação social e garantia de direitos: O que a Psicologia tem a ver com isso?

oqueapsicologia

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realizará o III Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas e o IX Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos: Participação e Garantia de Direitos – O que a Psicologia tem a ver com isso?. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro no auditório 91 do 9º andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – campus Maracanã.
Por que participar?
Uma iniciativa conjunta da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) e da Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ, o evento tem o objetivo de promover o debate sobre a prática da Psicologia como um ato político em todas as suas instâncias de inserção e sobre a importância da intervenção do psicólogo como um instrumento capaz de subverter a lógica que tem regido a construção e a implementação das Políticas Públicas no país.
Muitas são as transformações pelas quais a profissão vem passando nos últimos anos, desde o seu surgimento como ciência voltada ao diagnóstico e à adequação do sujeito no âmbito privado até a sua crescente inserção na esfera pública. Atualmente, conforme dados do Conselho Federal de Psicologia, já são mais de 90 mil psicólogas (os) brasileiras (os) atuando nas Políticas Públicas.
Com isso, psicólogos e profissionais de Saúde que lidam diariamente com os processos de produção de subjetividade, precisam refletir e debater sobre as dimensões ético-políticas da prática. A proposta do evento é, portanto, fomentar um debate amplo sobre a inserção e atuação da Psicologia nas Políticas Públicas e na luta pela garantia de direitos a partir do compromisso com a afirmação da diferença e com a resistência às práticas hegemônicas e excludentes.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no próprio local do evento. Os primeiros 400 participantes que realizarem a sua inscrição receberão um kit do evento.
A programação contará com mesas de debates na parte da manhã e da tarde. Ainda no primeiro dia, será realizada a entrega do Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira aos autores dos trabalhos vencedores nas categorias “Profissional” e “Estudante”.

Dia(s): 13/11/2014 - 14/11/2014

Local: UERJ