Pedagogias da Imagem: filme “Dentro da casa” e palestra com Paula Sibilia

Exibição do filme:
Dentro da casa (Dans la maison, 2012), de François Ozon.

Convidada do mês: Paula Sibilia
Doutora em Comunicação pela UFRJ e em Saúde Coletiva pela Uerj. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, da UFF. Publicou, dentre outros, o livro “Redes ou paredes? A escola em tempos de dispersão”.

Título da palestra:
Pedagogias dos entediados: a escola em crise, entre o regulamento e o bullying

Resumo da palestra:
As relações entre professores e alunos têm mudado muito nos últimos anos, compassando as transformações que vêm atingindo os mais diversos âmbitos. Contudo, em que pesem todas as crises, o dispositivo escolar continua funcionando e não deixa de marcar inúmeras experiências. Algumas cenas deste instigante filme podem servir para pensar essas questões, particularmente no que se refere à eficácia dos mecanismos de controle psíquicos e sociais que vão perdendo ou ganhando vigência: das paredes para as redes, das advertências para o bullying, da culpa para a vergonha.

5 de Setembro
Onde: Auditório Manoel Maurício – CFCH – UFRJ (Praia Vermelha)
Avenida Pasteur, 250

ENTRADA FRANCA

‘Pedagogias da Imagem’ é um cineclube coordenado pelo SeCult – Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, no qual palestras e debates procuram instigar o público a refletir sobre determinadas questões suscitadas pelos filmes.

Facebook: https://www.facebook.com/events/341993762912633/

Dia(s): 5 set 2017

Local: Auditório Prof. Manoel Maurício de Almeida Albuquerque
Andar térreo do Prédio da Decania do CFCH - R. Venceslau Brás, 71 - Botafogo ou Av. Pasteur, 250 fundos - Urca, Rio de Janeiro, RJ, 22290-240 , Campus da Praia Vermelha