Pocket show com Carlos Malta no Bossa Criativa

Mestre dos sopros em show de celebração

O multi-instrumentista e virtuose Carlos Malta estreia pocket show no site do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, nesta sexta-feira, 25/9. No vídeo, com a participação do parceiro Fernando Moura, ele mostra seis de suas composições, com novos arranjos criados especialmente para a ocasião e celebra seus 60 anos de idade. Projeto é parceria da Funarte com a UFRJ.

Estreia nesta sexta feira, 25/9, o pocket show que celebra os 60 anos de vida do multi-instrumentista e compositor Carlos Malta. No vídeo, gravado em um estúdio no Rio, em agosto, ele mostra traz algumas de suas composições autorais, que ganharam uma nova paisagem sonora com arranjos feitos especialmente para a ocasião, em parceria com o amigo Fernando Moura. Após a estreia, o vídeo continuará disponível no site. O Bossa Criativa – Arte de Toda Gente é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Conhecido como “Escultor do Vento”, Carlos Malta é multi-instrumentista, compositor, orquestrador e educador. Malta iniciou sua trajetória profissional em 1978, acompanhando Johnny Alf, Antonio Carlos & Jocafi e Maria Creuza, entre outros. Em 1981, aos 20 anos, entrou para o grupo de Hermeto Pascoal onde permaneceu como solista de instrumentos de sopro por 12 anos. A partir de 1993, iniciou sua trajetória solo atuando como band líder e como instrumentista em shows e gravações de vários artistas como Edu Lobo, Aldir Blanc, Ivan Lins, Lenine, Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Paulinho Moska, Guinga, Rosa Passos, Gal Costa, entre outros. Em 1994, criou os grupos instrumentais Coreto Urbano e Pife Moderno – este ainda em atividade.

Ao longo de quatro décadas, o artista tem se apresentado nas principais cenas da música instrumental e participado da gravação de trilhas sonoras compostas por Wagner Tiso, Caetano Veloso, Edu Lobo e Sergio Ricardo. Com Gilberto Gil, tocou de 2000 a 2005, participando de várias turnês europeias e do show em homenagem ao cantor e compositor baiano no Grammy, em Miami, 2004. Como band líder, apresentou-se na China, França, Suíça, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e em Cuba. Sua carreira tem sido plural, com participações especiais nos shows de Dave Matthews Band, Snarky Puppy, Michel Legrand, Bob Mc Ferryn, Chucho Valdéz, Roberto Carlos & Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim, entre muitos outros.

Contando com seis músicas, o repertório do pocket show (confira abaixo) traz uma sonoridade moderna, rica em timbres, com grande liberdade e potência sonora. Uma música que evoca a força da natureza, feita no presente, de presente, e que aponta para um futuro otimista.

Repertório:

1. Toque de Chegada, 2. Esperanto, 3. Tudo Azul, 4. Flora e Fauna, 5. Sou Sim, 6. Água é Ouro.

O Projeto

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Dia(s): 25 set 2020

Local: