Políticas antirracistas nas universidades – diálogos entre Brasil e Reino

Oficinas

Estão abertas as inscrições para o ciclo de oficinas online “Políticas antirracistas nas universidades – diálogos entre Brasil e Reino Unido” que ocorrerá nos dias 07 e 09 de julho de 2021, via plataforma Zoom Webinar. Nele, vamos discutir os processos de descolonização na área de ensino, pesquisa e ações afirmativas usando como exemplo a experiência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Brasil) e da Universidade Central de Lancashire (UCLan – Reino Unido). O debate será focado em três áreas temáticas de concentração do Centro Global de Pesquisa para Igualdade Racial (GRACE-UCLan): Políticas Sociais, Desigualdades na saúde e Raça e Cultura.

Todas as oficinas contarão com docentes da UFRJ e da UCLan e terão tradução simultânea em inglês ou português. As inscrições são gratuitas, abertas a qualquer pessoa que tenha interesse no tema e as vagas limitadas.

Confira a programação:

Mesa de Abertura
Data: 07 de julho de 2021
Horario: 10h -10h30 (Brasil)/2:00-2:30 PM (UK)

Participantes:
Drª. Luzia da Conceição de Araújo Marques, Pró-Reitora de Política de Pessoal da UFRJ
Pradeep Passi, Diretor de Igualdade, Diversidade e Inclusão da UCLan.
Suely Ludgero-Newlove, docente do departamento de Igualdade, Diversidade e Inclusão e Pré-Doutoranda da UCLan
Tamiris Pereira Rizzo, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto Nutes

Oficina I – Políticas e Práticas antirracistas no ensino superior
Data: 07 de julho de 2021
Horário: 10h30 -11h30 (Brasil)/2:30-3:30 PM (UK)

Será abordado o papel das políticas públicas de certificação para igualdade racial (Race Equality Charter Mark – Reino Unido) e as políticas públicas afirmativas para inclusão racial (Cotas Raciais Lei 12.771/2012 – Brasil) como também os movimentos sociais como foco nas ações antirracistas das universidades desses países.

Expositores:
Dr. Vantuil Pereira – professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), vice-decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e membro da Comissão Coordenadora do Coletivo de Docentes Negras/os da UFRJ.
David Knight – professor do Centro de Arte e Mídia e membro do Coletivo de Docentes da Igualdade Racial da UCLan.

Oficina II – Mulheres negras e oportunidades na academia
Data: 09 de julho de 2021
Horário: 09h30 -11h (Brasil)/1:30-3:00 PM (UK)

Análise das estratégias dirigidas às mulheres negras na UFRJ e na UCLan, considerando o recrutamento e a progressão profissional docente. Será avaliado até onde houve avanços, as correlações que podem ser observadas e lições a aprender dessas experiências.

Expositoras:
Drª. Ana Lúcia Nunes – professora do Instituto Nutes da UFRJ e coordenadora de grupo de pesquisa em Estudos de Gênero e Relações Étnico-Raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde (NEGRECS) do Nutes.
Drª.Champika Lasanthi Liyanage, professora de Gerenciamento de Manutenção/Centro de Engenharia e Certificação de igualdade de gênero Athena Swan da UCLan.

Oficina III – A pandemia da COVID-19, desigualdades em saúde e o papel das universidades.
Data: 09 de julho de 2021
Horário: 11h10 -12h40 (Brasil)/3:10-4:40 PM (UK)

Discussão sobre os impactos econômicos, sociais, sanitários e de saúde da COVID-19 na população negra e em outras minorias étnicas no Brasil e no Reino Unido. Será abordado o papel das universidades nesse contexto de crise e de como essas instituições têm respondido às demandas de cuidado das populações em maior situação de vulnerabilidade social e racial.

Expositores:
Dr. Alexandre Brasil Fonseca, professor e diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ e coordenador do Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES) do NUTES.
Dr. Gershan Davis, professor de Medicina Cardiovascular do Centro de Medicina e Co-Diretor do Centro de Pesquisa Global para Igualdade Racial (GRACE) da UCLan.

O evento é parte do projeto “Removendo a invisibilidade dos acadêmicos do Sul Global: uma cooperação internacional entre Reino Unido e Brasil para o acúmulo e intercâmbio das melhores práticas relacionadas às políticas antirracistas”. A coordenação do projeto e a medição das oficinas ficam por conta das pesquisadoras Suely Ludgero-Newlove (Docente do departamento de Igualdade, Diversidade e Inclusão, Pré-Doutoranda/UCLan) e Tamiris Pereira Rizzo (Doutoranda – Instituto Nutes/UFRJ). A organização do evento conta com o apoio em divulgação científica da Minka Produtora e em tradução simultânea de GSN e ECO Traduções .

Contato: equalityanddiversity@uclan.ac.uk

Dia(s): 7 jul 2021 - 9 jul 2021

Local:

Online: https://www.eventbrite.co.uk/e/grace-serie-internacional-de-oficinas-registration-159049943663

Período de inscrição: 24/06/21 a 09/07/21
Site: https://www.eventbrite.co.uk/e/grace-serie-internacional-de-oficinas-registration-159049943663
Instituição responsável: UFRJ e UCLan
Email do organizador: equalityanddiversity@uclan.ac.uk